Dicas importantes para melhorar o seu discurso
Acostumado com reuniões semanais em diferentes empresas, o especialista em saúde mental Vagner Contrucci, 50 anos, prepara ao menos uma vez por semana um conjunto de slides destinados a apresentações.
Não bastasse o aparato tecnológico, o profissional ainda elabora uma espécie de discurso básico, repleto de informações sobre a área, e trabalha na desmistificação dos conceitos que pretende passar ao público.
"Procuro fazer uma apresentação dinâmica sempre. Aproveito de recursos como vídeo e slides para não deixar os ouvintes perderem o foco", afirma o profissional.
Apresentações
Segundo Eberson Luiz Federezzi, diretor da Global Network, o profissional que pretende atrair a atenção de seu público por meio de apresentações deve se ater aos seguintes conceitos:
O contato visual com as pessoas é muito importante, assim como observar os comportamentos e reações delas. Demonstrar segurança no que se está falando também é essencial.
Ser conciso e não se enrolar em longas explicações são fatores essenciais para prender a atenção do público.
Utilizar entonações, pausas e volume da voz para destacar os ganchos e pensamentos principais, junto com gestos para enfatizar o discurso, são recursos válidos para demonstrar segurança no discurso.
Utilizar slides, gráficos, figuras, imagens, frases de efeito e outro recursos audiovisuais incrementam a apresentação e ajudam na explicação de assuntos técnicos, com exemplos e comparações.
Falar com a plateia e não para a plateia ajuda a estabelecer interatividade e sempre, para manter o interesse do público, os argumentos devem ser interessantes, motivadores e criativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário