Banco é uma instituição financeira que aceita depósitos e concede empréstimos. Dentre as principais funções dos bancos atualmente podemos destacar:
- Depósitos: são as contas correntes ou poupança realizadas pelos correntistas;
- Transações: aceite de cheques, transferências entre contas correntes e pagamentos;
- Empréstimos;
- Cofres: guarda de valores para seus clientes;
- Câmbio: troca de moedas estrangeiras.
Tipos de bancos
- Banco Comercial – Instituições de crédito caracterizadas pela captação de fundos, através de operações passivas como os depósitos à ordem, a prazo e com pré-aviso, os depósitos de poupança, os certificados de depósitos e os fundos de investimentos, e pela cedência de fundos (crédito bancário), através de operações activas de curto, médio e longo prazos, podendo estas ser de carácter comercial (letras) ou financeiro (relação cliente/banco); finalmente, pela prestação de serviços (proveitos), como as garantias bancárias, a venda de moeda, pagamentos periódicos, guarda de valores e custódia de títulos.
- Banco de Investimento
- Banco de Desenvolvimento
- Banco Misto (p. ex.: grande parte das instituições bancárias do Brasil são mistas, sendo Bancos de Crédito e de Poupança )
Poupança
Poupança ou aforro, em Economia, é a parcela da renda, de pessoas, empresas ou instituições superavitárias, que não é gasta no período em que é recebida, e por consequência é guardada para ser usada num momento futuro.
Existe confusão entre a poupança financeira, que é um tipo de investimento financeiro, em conta poupança, com baixo risco e, conseqüentemente, baixo rendimento, geralmente garantido pelo governo até um determinado valor, independentemente de qual casa bancária é a sua depositária. Entretanto, poupança do ponto de vista econômico é a acumulação de capital para investimento.
Os recursos investidos pelos poupadores nas contas poupança, geralmente tem destinação para investimentos em infra-estrutura habitacional.
Nenhum comentário:
Postar um comentário