sexta-feira, 6 de janeiro de 2012




O AMOR

É muita pretensão de minha parte querer dissecar o que significa AMOR. Soa até hilário dizer isso. Porém, quero apenas expor algo de bastante relevância e que deve ser exposto ao conhecimento dos que meditarem nisso, acerca do AMOR. A bíblia diz em I Coríntios 13.4a: 

O amor é sofredor.
O amor é sofredor pelo fato de que devemos amar sabendo que teremos, por vezes, como paga, o sofrimento. Abdicar o egocentrismo em prol do altruísmo é ato de dor, de sofrimento, pois, abnegar a si mesmo é o ponto culminante do sofrimento, sobretudo, quando se toca no ego humano, a reação é a pior possível.

O amor é sofredor.

Quantas vezes o amor vai ceder e doar-se, mesmo a contragosto, simplesmente para que o próximo venha a se sentir mais pleno e em paz? O amor comete atos que, aqueles que se ausentam dele em sua alma, se escandalizam.

Por este amor, o maior dos homens deixou de ensino que amar é doar-se sem requerer nada em troca, pois isso seria amor interesseiro, o pseudo-amor que a sociedade prega, o amor verossímil. 

O homem, por mais sábio, filósofo, ou que tivesse a dádiva de viver por mil anos, não saberia concluir sua tese sobre o que é o AMOR. Todavia, em minha pequenez, compartilho de minha experiência de vida os poucos flamejos que o AMOR me ensinou. E quis apenas fazer uma síntese usando o tema SOFRER. 

Para muitos é repugnante ao menos ouvir tal palavra. É unânime. Porém, conhecendo os caminhos e os desígnios de Deus, saberemos que no banquete do gozo o sofrer é o aperitivo. 

A semente para nascer tem que morrer ( sofrer); a ostra precisa passar por sofrimentos contínuos para que produza a linda pérola ( sofrer); o ouro, para que se torne nobre, precisa ser aquecido em alta temperatura para que se elimine suas impurezas ( sofrer); a águia para recobrar as suas forças, precisa recluir-se no pico de uma montanha e retirar suas penas, bico, garras (sofrer), a mãe, para ter a sua prole precisa enfrentar a maior das dores ( sofrer)...

Crer, sofre. Esperar, sofre. Suportar, sofre. 
O amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. ( I Coríntios 13.7)

Portanto, é nobre entender que, mesmo que não queiramos passar por este caminho, para Deus é mais do que necessário passarmos, a fim de que sejamos aperfeiçoados no Seu amor e que nos tornemos aprovados e dignos de recebermos a plenitude de Seus sonhos em nós.

Porém o maior dos sofrimentos já foi feito por amor a nós. JESUS sofreu a maior das dores para que não sofrêssemos o pior do sofrimento: A MORTE ETERNA. 


"Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;
e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma." ( Tiago 1.2-4)



Luciano Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário