quinta-feira, 31 de março de 2011

A Águia


  A águia é uma ave que chega a viver até 70 anos, mas para chegar a essa idade, ela precisa tomar uma séria e difícil decisão por volta dos 40 anos. A águia é uma ave solitária, no entanto esta é a que alça o maior voo de todos os pássaros.Na sua fragilidade e idade ela se isola e sobe ao pico da mais alta montanha e lá inicia um periodo processual de restauração e ela  ira sair quando recobrada a sua saúde, vigor, energia, vitalidade. Então começa a acontecer as mutações.Nessa idade, ela está com as unhas compridas e flexíveis, não conseguindo mais caçar suas presas para se alimentar, seu bico alongado e pontiagudo  está curvo.Suas asas apontando contra o peito, envelhecidas e pesadas, em função da grossura de suas penas;voar se torna então uma tarefa árdua e difícil! Então, a águia  tem duas alternativas: morrer ou enfrentar um dolorido processo de renovação que dura cerca de 150 dias. Essa etapa consiste em voar para o alto de uma montanha e recolher-se em um ninho próximo a um paredão, para que ela não necessite voar. Após encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a rocha, até conseguir arrancá-lo. Depois de extraí-lo, ela espera nascer um novo bico. Deste modo,seu forte e poderoso bico vai tomando mais uma vez sua forma imponente e majestosa.


Quando ela prediz a proximidade de sua morte, empreende seu último voo, solitário, e sobe o mais alto que suas forças lhe permitem,e ao chegar ao extremo, ela morre. Cai em um deserto ou mar ou plena selva.


Nossa vida se assemelha a vida da águia. Quando precisamos nos isolar para recobrarmos nossas forças devemos ter a convicção de que nossa decisão de afastamento é para revigorarmos nossa vitalidade outrora perdida, por razão das intempéries da vida e termos a certeza de que retornaremos ao palco da vida revitalizado e pronto a alçar voos mais altos e conquistar patamares até então não alcançados.





Por: Luciano Santos