domingo, 10 de abril de 2011

Informe-se

Os ovos de Páscoa


Em geral, eles vêm de países com produção de cacau selecionadíssima, como Equador, Venezuela, Madagáscar e República Dominicana – em alguns casos, sabe-se até o nome da fazenda onde ele foi cultivado. 

O tipo de grão de cacau faz toda a diferença: os melhores chocolates são feitos com o criollo produzido na Venezuela. Além da combinação de solo e clima, outros três fatores influenciam o sabor e o aroma do cacau fino: o grupo genético ao qual ele pertence, a interferência do produtor no ciclo do plantio e o processo de fermentação e secagem do fruto. 

Os chocolates de origem são, ainda, livres de gordura trans – os de qualidade inferior abusam desse tipo de gordura, que aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue. 

Feitos para ser degustados, os ovos de chocolate de origem chegam a custar 430 reais o quilo – seis vezes mais do que a média das marcas populares.


Valrhona

Origem: Madagáscar

Características: feito com um subtipo do cacau híbrido trinitario produzido na região norte da ilha africana. Ele dá ao chocolate notas cítricas que remetem à laranja. “Esse chocolate é naturalmente adocicado. Muitas pessoas, curiosamente, não percebem que se trata de um chocolate amargo”, diz Fabio Bonchristiano, dono da loja Valrhona no Brasil

Porcentual de cacau: 64%
Preço: 85 reais (200 gramas)







Kopenhagen

Origem: Equador

Características: é feito com uma variedade nobre do cacau forastero, típico desse país: o nacional, que produz um chocolate mais forte. “É possível sentir um leve aroma floral e um amargor com notas amadeiradas”, diz Orlando Glingani, chocolatier da Kopenhagen. Além do ovo feito com cacau do Equador, a caixa traz um ovo de Madagáscar e outro de Gana

Porcentual de cacau: 55%
Preço: 64,90 reais (caixa com três ovos de 100 gramas cada um) 






Sweet Brazil

Origem: Java

Características: feito com chocolate da marca suíça Barry Callebaut, este ovo ao leite tem um leve tom avermelhado e intenso sabor de caramelo e frutas refrescantes. “O chocolate de origem ao leite ainda é o que tem melhor saída, por agradar a quase todos os paladares”, diz Paula de Lima Azevedo, dona da Sweet Brazil. Para este ano, a marca preparou ainda uma cesta que mescla ovinhos de chocolate amargo de seis países, entre os quais República Dominicana e Tanzânia

Porcentual de cacau: 32%
Preço: 110 reais (500 gramas)






Saint Phylippe

Origem: Tanzânia

Características: o cacau da Tanzânia é um dos mais raros do mundo, pelo fato de sua produção ser muito restrita. “É o mais extraordinário de todos os chocolates que vendemos”, diz Fabiana Pairol, especialista da Saint Phylippe. Elaborado com cacau dos tipos criollo e forastero, o ovo tem aroma intenso, frutado e floral, com um toque de baunilha proveniente do próprio cacau. O da foto vem com folhas comestíveis de ouro 23 quilates

Porcentual de cacau: 75%
Preço: 410 reais (1 quilo) 






Chocolat du Jour

Origem: Brasil

Características: é produzido com cacau cultivado em uma fazenda localizada na Área de Proteção Ambiental do Pratigi, no sul da Bahia, e originário de cacaueiros híbridos, formados por meio do cruzamento do tipo forastero com o criollo (trinitario). Certificado pela Rainforest Alliance, uma ONG de proteção ambiental, esse cacau tem sabor levemente frutado. “A secagem é realizada de forma lenta e com temperatura controlada para favorecer as reações químicas que ocorrem no interior das amêndoas”, explica Paulo Sérgio Ribeiro dos Santos, das Fazendas Reunidas Vale do Juliana.

Porcentual de cacau: 70%
Preço: 82,50 reais (180 gramas)



Dicas em Geral

Cãimbras




Coloque um bom punhado de folhas de arruda bem lavadas e secas, num litro de álcool comum (não se esqueça que agora, se compra álcool em farmácias comuns).

Despeje este álcool com a arruda, de preferência numa garrafa escura, pode ser uma garrafa de cerveja bem lavada, tampe com uma rolha e deixe em lugar arejado, mas que não bata sol, por uma semana.

Decorrido este tempo, a nossa solução para cãibras esta pronta, coe passando por um paninho fino e volte a garrafa.

Passe sobre o local, assim que sentir cãibras, fazendo massagens.

Pode guardar em lugar arejado e use ate acabar.

Dicas em Geral

                                                                Óleo para celulite

  • 100ml de óleo de semente de uvas 
  • 3 gotas de óleo essencial de alecrim. 
  • 3 gotas de óleo essencial de lavanda. 



Misture os óleos essenciais ao óleo de uva e faça massagens nas partes do corpo afetadas pela celulite. Não se trata de uma massagem enérgica, mas suave, circular, dando leves pancadinhas com as mãos em conchas. Faça massagens diariamente para que os resultados sejam mais rápidos. Atenção: o óleo de sementes de uva e os óleos essenciais de alecrim ou lavanda se compram em farmácias naturais ou de manipulação.