terça-feira, 10 de julho de 2012

Conheça as histórias por trás da famosa foto de Albert Einstein mostrando a língua


Não há dúvida: quando o assunto é Física, Albert Einstein é o cara. Famoso pela Teoria da relatividade, o cientista descabelado faturou o Prêmio Nobel de Física em 1921, foi eleito pela Revista Time a “Personalidade do Século XX” e até ganhou um elemento na Tabela Periódica em sua homenagem, o Einstênio. Seus estudos modificaram os rumos da História ao fornecerem conhecimentos sobre energia nuclear, utilizados no desenvolvimento das bombas atômicas. Sua mais famosa foto o transformou em um ícone da cultura pop…


 


Mas quando essa famosa fotografia foi tirada?
Entre os biógrafos do gênio, não há um consenso. Há quem afirme que o fotógrafo Arthur Sasse, autor da imagem, teria pedido que Einstein sorrisse, no dia da comemoração do seu 72º aniversário. O gênio, irritado com a perseguição da imprensa, teria se virado e mostrado a língua rapidamente. O fotógrafo, esperto, teria aproveitado a oportunidade para entrar na história.


Há quem vá mais longe e defenda que a fotografia estaria relacionada a uma campanha anti-bomba atômica realizada durante a segunda Guerra Mundial. Segundo esta teoria, o físico pedia que as pessoas encaminhassem cartas ao governo alemão solicitando o fim dos planejamentos nucleares. Sua língua seria emprestada para “selar” as correspondências.


No livro Einstein, o reformulador do universo, o jornalista Cássio Leite Vieira afirma que o cara gostava tanto da imagem que a autografava e enviava a amigos.


Qual é a sua teoria preferida?

4 de julho, Dia da Independência dos EUA




Hoje, 4 de julho, é comemorado o dia da Independência dos Estados Unidos da América. Antes de sua Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos. 


 

Ao longo de 223 anos de independência, quarenta e quatro homens chegaram ao mais alto cargo político do país. A lista oficial inclui apenas pessoas que foram empossadas formalmente como presidente, seguindo a ratificação da Constituição norte-americana, a qual entrou em vigor em 1789. A lista não inclui nenhum dos líderes estadunidenses que assumiram antes da ratificação, como o Presidente do Congresso Continental ou os presidentes em exercício sob a Vigésima Quinta Emenda da Constituição dos Estados Unidos.


 


Desde a adoção da Constituição, quarenta e quatro indivíduos foram eleitos ou sucedidos ao cargo de Presidente, servindo um total de cinquenta e seis mandatos de quatro anos. Grover Cleveland serviu dois mandatos não-consecutivos e é contado como ambos o 22º e o 24º presidentes. Por causa disto, todos os presidentes após o 23º têm sua listagem oficial acrescida de uma unidade. Dos indivíduos eleitos presidentes, quatro vieram a falecer no cargo por causas naturais, um renunciou[9] e quatro foram assassinados. O primeiro presidente foi George Washington, o qual empossou o cargo em 1789 após uma votação unânime do Colégio Eleitoral. William Henry Harrison foi o presidente com o mandato mais curto, vindo a falecer 30 dias após sua posse. Durante doze anos, Franklin Delano Roosevelt teve o mandato mais longo, e foi o único presidente a servir por mais de dois mandatos. O presidente atual é Barack Hussein Obama II; ele empossou o cargo em 20 de janeiro de 2009.
- Confira a lista oficial dos 44 Presidentes dos EUA: 


 

1- George Washington 


2- John Adams


3- Thomas Jefferson


4- James Madison


5- James Monroe

6- John Quincy Adams

7- Andrew Jackson

8- Martin Van Buren

9- William H. Harrison

10- John Tyler

11- James K. Polk

12- Zachary Taylor

13- Millard Fillmore

14- Franklin Pierce

15- James Buchanan

16- Abraham Lincoln

17- Andrew Johnson

18- Ulysses S. Grant

19- Rutherford B. Hayes

20- James Garfield

21- Chester A. Arthur

22- Grover Cleveland

23- Benjamin Harrison

24- Grover Cleveland (2º mandato)

25- William McKinley

26- Theodore Roosevelt

27- William H. Taft

28- Woodrow Wilson

29- Warren G. Harding

30- Calvin Coolidge

31- Herbert Hoove

32- Franklin D. Roosevelt

33- Harry S. Truman

34- Dwight D. Eisenhower

35- John F. Kennedy

36- Lyndon B. Johnson

37- Richard Nixon

38- Gerald Ford

39- Jimmy Carter

40- Ronald Reagan

41- George H. W. Bush

42- Bill Clinton

43- George W. Bush

44- Barack Obama

12 fatores para o mau hálito


É muito comum pessoas com problema de mau hálito ou halitose, não perceberem o cheiro desagradável. Quando o odor é constante, a ponto de o nosso nariz se acostumar com o cheiro, deixando de senti-lo para podermos perceber novos odores, neste momento está ocorrendo uma “fadiga olfatória”. 


 


Caso sinta-se constrangido de perguntar a outra pessoa se você está com mau hálito, anote uma maneira bem simples de detectá-lo: Passe a língua no dorso da mão e aguarde 30 segundos. Depois cheire a região e verifique se apresentou algum odor desagradável.
Veja agora 12 fatores que podem causar mau hálito: 


  


1 – Beber pouco líquido2 – Comer muita gordura e proteína animal ou comida muito temperada3 – Fumar4 – Usar enxaguatório com álcool frequentemente5 – Tomar bebidas alcoólicas com frequência (mais de 2 vezes por semana )6 – Ter o intestino preso7 – Ficar muitas horas sem se alimentar8 – Respirador pela boca9 – Ter diabetes10 – Sentir minha boca seca com frequência11 – Não usar fio dental com frequência12 – Não higienizar a língua durante a escovação provacando o esbranquiçamento da mesma. (saburra lingual) 


 


As principais causas da halitose estão relacionadas a problema digestivos, respiratórios e bucais. Aproximadamente 90% dos casos têm origem bucal, especialmente as alterações na gengiva e no periodonto e a presença de saburra lingual. Por esse motivo, caso desconfie de mau-hálito procure inicialmente o seu dentista.



* Alexandre Morita Cutolo é dentista e ortodontista em São Paulo.

Mentira ou verdade: Jogos Olímpicos



Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, no final de cada post, através das suas respostas. 


Boa sorte! 


 


Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin (foto) fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica.
 


1 – O símbolo dos Jogos Olímpicos são cinco argolas entrelaçadas em cores diferentes – azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Cada anel representa um continente, assim:
• Anel azul: a Europa, o continente do frio.
• Anel amarelo: a Ásia, o continente dos povos de pele amarela.
• Anel preto: a África, o continente dos povos de pele negra.
• Anel verde: A Oceania, terra dos animais estranhos.
• Anel vermelho: a América, o continente dos índios peles vermelhas.
2 – Nas Olimpíadas de Londres 2012 serão disputadas 15 modalidades de 10 esportes: atletismo, atletismo, aeromodelismo, futvôlei, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, boliche, capoeira, malabarismo, hóquei, remo e handebol. 


 


3 – A palavra “Olimpíada” vem de “Olímpius”, o imperador romano que criou os jogos olímpicos, até que eles foram extintos, d.C. pelo imperador Calígula.


4 – A origem dos Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas. Uma das mais populares conta que foram Hércules e pai, Zeus, os criadores dos jogos. Segundo a lenda, foi Hércules quem construiu o Estádio Olímpico, na cidade de Olímpia, em homenagem ao seu pai, Zeus, o rei dos deuses.
5 – Os Jogos Olímpicos antigos tiveram início em 2.350 a.C. 


 


6 – A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e lembra a chama da Verdade. Nos Jogos Olímpicos antigos, os atletas reverenciavam a Chama, antes de cada prova.
7 – Espera-se que participem das Olimpíadas de Londres 70 países e 20 territórios.
8 – As duas mascotes das Olimpíadas de Londres chamam-se Wenlok e Mandeville, sendo que Wenlock, o laranja, representa os Jogos Olímpicos e o azul, Mandeville, as Paraolimpíadas, que acontecem logo após. Os dois nomes escolhidos referem-se a duas cidades britânicas: Much Wenlock e Stoke Mandeville. A primeira foi onde aconteceram os Wenlock Games (Jogos de Wenlock), que serviram de inspiração para o barão de Coubertin – idealizador das olimpíadas modernas. A segunda foi onde ocorreram os Jogos Stoke Mandeville, precursores das atuais Paraolimpíadas.
9 – Nas Olimpíadas da Grécia antiga, os atletas competiam usando tangas de linho branco e sandálias de couro de javali. 


 


10 – “Em nome de todos os competidores, eu prometo participar destes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo as normas que os regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra das nossas equipes”. Este é o juramento olímpico, escrito pelo Barão de Coubertin e feito sempre por um atleta do país anfitrião, em nome de todos os participantes, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Verdade ou Mentira: Até Onde a Lua influencia a Nossa Vida?


A Lua (do Latim “Luna”) é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de cerca de 384.000 km do nosso planeta. Segundo a última contagem, existem mais de 150 luas no nosso sistema solar: Netuno é cercado por 27,Saturno tem 60 e Júpiter é o que tem o maior número: possui 63 luas.


 

Crenças popularesCom mais de 1/4 do tamanho da Terra e 1/6 de sua gravidade, é o único corpo celeste que já foi visitado por seres humanos. A Lua não tem atmosfera e apresenta, embora muito escassa, água no estado sólido (em forma de cristais de gelo). Não tendo atmosfera, lá não existe erosão e a superfície mantém-se intacta há milhões de anos. É afetada apenas pelas colisões com meteoritos. É a principal responsável pelos efeitos de maré que ocorrem na Terra. As tradições populares falam de inúmeras influências da Lua em nossas vidas. Por exemplo, dizem que:


- A madeira cortada depois da Lua Cheia, seca depressa e dá boa lenha, ao passo que, cortada depois da Lua Nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para os trabalhos de carpintaria e marcenaria.


- Quando se deseja começar uma coisa nova que deve durar muito tempo, essa coisa deve ser feita quando a Lua estiver num signo astrológico fixo, isto é, em: Touro, Leão, Escorpião ou Aquário.


- Querendo acabar logo uma tarefa, deve-se começá-la quando a Lua estiver num signo cardinal, isto é, em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.


- Querendo que qualquer ação ou negócio dê resultados positivos mas fique em segredo, deve-se realizá-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua Nova.


- Pelo contrário, querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas depois da Lua Cheia.


- Viagens importantes devem ser iniciadas quando a Lua estiver em Áries, Câncer, Libra ou Capricórnio.


- Para obter flores belas e bonitas, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra e se achar entre a Lua Nova e o Quarto – Crescente.


- Tudo o que dá fruto acima da terra deve ser plantado nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua Nova até o dia da Lua Cheia. O que dá fruto embaixo da terra deve ser plantado na quinzena que vai desde as 24 horas depois da Lua Cheia até o dia da Lua Nova.


- Pessoas fracas e doentes sentem mais intensamente a influência da Lua. Insônia, cansaço, dores, erupções, inchaços são mais fortes depois da Lua Nova, ao passo que são mais fracos na quinzena do Minguante.


- As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua Cheia e, de preferência, durante a madrugada. 

Você acredita? Bem, como dizem os espanhóis, ”Yo no creo em brujas, pero que las hay, las hay!” (em Português, “Eu não creio em bruxas, mas que elas existem, existem!


 

Outras influências

Independentemente das crenças populares, a grande maioria das pessoas desconhece a verdadeira influência que a Lua exerce sobre nós. Ela atua sobre o volume, o fluxo e refluxo dos líquidos e das águas existentes, tanto na superfície da Terra quanto nas camadas subterrâneas. Também influencia as marés dos oceanos, dos rios, a seiva dos vegetais, o fluxo de sangue e de líquidos no organismo. Em consequência de tudo isso, a vegetação, a agricultura, a pesca, o clima e até a saúde são, sem nenhuma dúvida, fortemente influenciados pela da Lua.


 

A astrologia


Existem também fatos sobre a Lua ligados à astrologia. Por mudar sua forma de aparecer no céu, de acordo com suas fases, na simbologia, a Lua é um símbolo de inconstância e mutabilidade. Ela é a essência da nossa natureza emocional, determina as nossas necessidades básicas de nutrição e de segurança, revela as nossas manifestações inconscientes, determina como guardamos as impressões das experiências vividas, como é o nosso humor e como são as nossas reações. 

 


Lua mulher 


 


Venerada como divindade entre as antigas civilizações, a Lua é um símbolo feminino, associado à fecundidade, à fragilidade, à ilusão e à pureza. Diz ainda como compreendemos o universo maternal e feminino. A Lua acompanha as fases das mulheres, tanto que o ciclo menstrual completa-se a cada 28 dias, tempo necessário para a Lua dar uma volta em torno da Terra. Existe também a íntima relação entre as fases da Lua e a gravidez: Lua Nova no momento da concepção; Crescente em relação ao desenvolvimento do feto; Cheia quanto ao nascimento da criança e Minguante, depois do parto – quando toda a vitalidade transfere-se para o leite materno. No mapa astral da mulher, a lua representa o tipo de mãe que ela será. No mapa do homem, a lua mostra como ele reage em relação à mulher, bem como qual o tipo de mulher que o atrai. A Lua é o pêndulo da Terra, exerce influência irrefutável, não só sobre nosso planeta, mas também na psiquê e no espírito humano. Dentro da magia, desde tempos remotos aprendeu-se a reconhecer e utilizar os poderes mágicos da Lua. É um dos elementos mais importantes na análise astrológica, pois governa os nossos instintos básicos, a nossa maneira intuitiva de ser, o nosso lado mais sensível e emocional. A Lua rege a nossa alma, os nossos sonhos, as nossas fantasias e outras manifestações do “eu” profundo e inconsciente. 


 


O calendário


Na pré-história, os homens levantavam templos de pedras, como o de Stonehenge, na Inglaterra (foto), para observar os fenômenos da Lua. No século XVII, o italiano Galileu Galilei fez grandes descobertas utilizando uma luneta. Em 1969, finalmente o homem pisou na Lua. Sem a Lua, seria difícil conhecer a própria Terra. Há milênios, os gregos olharam para o nosso satélite, mais precisamente a sombra circular que se projetava sobre a Lua cheia (eclipse) e compreenderam que a Terra era redonda. Depois, calcularam a dimensão da Lua e da Terra, assim como a distância entre elas. Foi observando a cadência da Lua que o homem começou a entender o tempo. Quando tudo começou, o dia e a noite já estavam criados. Mas ainda faltavam a semana e o mês e foi a Lua que deu as indicações, com suas quatro fases que se repetem ciclicamente. Já que cada fase lunar dura, aproximadamente, 7 dias, concebeu-se a semana (“septimana”, em Latim), reconhecida oficialmente somente no ano 325 depois de Cristo. O primeiro dia foi dedicado ao Sol e o segundo à Lua. Depois o homem percebeu que para a Lua completar um ciclo inteiro (uma lunação), devia-se esperar 29 dias. Assim apareceu o mês. Mas era preciso um espaço de tempo maior para medir viagens, construções e a vida do homem. O próximo passo foi a fixação do ano, com seus 12 meses. O nosso calendário com 365 dias, leva em conta o tempo que a Terra precisa para cumprir uma volta completa em torno do Sol. Mas, até hoje, os muçulmanos seguem o antigo calendário lunar, que começa sempre na Lua Nova, sem importar o fato de que o ano,


 


As marésOs movimentos dos líquidos na Terra sofrem influência direta da Lua. Conforme a posição e a fase desse astro, observam-se variações de áreas nos níveis das águas, dos mares e dos rios, provocados pela atração gravitacional que a Lua exerce sobre nosso planeta. Quando a Lua é nova ou cheia há um alinhamento com o Sol, o que acentua a atração gravitacional sobre a Terra, e então ocorrem as marés altas, que são conhecidas por marés de água viva. Por outro lado, quando a Lua é crescente ou minguante os astros formam ângulos retos, de maneira que as forças gravitacionais quase se anulam. Nestas fases ocorrem as chamadas marés de água morta.


 

A pesca 


A importância da Lua para a pesca existe tanto para a pesca em alto mar, quanto para a dos rios e lagos. Na Lua Nova existe uma falta de luminosidade lunar que faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, período neutro. Na Lua Crescente a luminosidade ainda é pequena e são poucos os peixes que sobem a superfície, período regular. Na Lua Cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície e provocando também um aumento do seu metabolismo e, portanto, do seu apetite, período excelente para a pesca. Na Lua Minguante, os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas, aproveitando o que resta da luz, período bom. 

A agricultura 


Muitos agricultores adaptam seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da sua luminosidade que, embora menos intensa do que a do Sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes. As culturas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, sabendo-se que as plantas são compostas de grande porcentagem de água. Encontra-se o dia mais propício para cada tipo de atividade agrícola, observando as fases da Lua e a passagem dela pelos Signos do Zodíaco, período correspondente a 2 ou 3 dias para cada Signo.


• Lua Nova – favorável para o plantio de tubérculos, como a batata e a cenoura. Momento ideal para a poda de árvores, que secando depressa darão boa lenha.


• Lua Crescente – período propício para o plantio de mudas, que darão flores belas e viçosas. Momento em que se deve cortar a madeira destinada a construção.


• Lua Cheia – período que devemos semear árvores frutíferas. Momento da colheita das plantas medicinais, pois suas hastes estão cheias de seiva.• Lua Minguante – Favorece a colheita de sereais como a ervilha, o feijão, etc. Bem como a poda de árvores e arbustos, pois a seiva existente na planta é menor.


• Lua transitando por Signos de Fogo (Áries, Leão e Sagitário) – bom para o plantio de frutas, grãos e sementes.• Lua transitando por Signos de Terra (Touro, Virgem e Capricórnio) – bom para o plantio de raízes e principalmente no signo de touro para semeadura.


• Lua transitando por Signos de Ar (Aquário, Gêmeos e Libra) – bom para podas.


• Lua transitando por Signos de Água (Câncer, Escorpião e Peixes) – bom para o plantio de folhas e legumes que contém muita água, como chuchu, pepino e tomate.


NOTA: Não se deve mexer na terra em ocasiões de eclipse, tanto lunar quanto solar.


 

Corte de cabeloA Lua tem influência também nos processos biológicos animal e vegetal. Os fluxos da água em nossos corpos e o da seiva nos vegetais são regidos pelas chamadas marés biológicas. Com base nesses fatos, nisto surgiram algumas regras e noções básicas para o tratamento da saúde e da estética:


• Lua Nova – não é propício para o corte mas é um bom momento para tingir os cabelos e mudar o penteado.• Lua Crescente – é o momento adequado para cortar os cabelos, para que cresçam rápido e portanto mais finos.• Lua Cheia – da Lua Cheia à Minguante, os cabelos crescem mais lentamente e aumentam de volume. Bom para cabelos finos.• Lua Minguante – da Lua Minguante à Nova é o período indicado para cortar os cabelos a fim de fortalecê-los. Bom para cabelos fracos e quebradiços.


Como se pode ver, é bastante ampla a influência que a Lua exerce sobre a vida humana. Independentemente de crenças particulares e religiosas, existem inúmeros fatos que dão à Lua significados histórico e antropológico inegáveis e acima de quaisquer minúsculos e insignificantes preconceitos e fanatismos.