quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O Hino Nacional Brasileiro: Parte 1



Introdução


A letra do Hino Nacional Brasileiro foi escrita por Joaquim Osório Duque Estrada (1870 – 1927) e a música, composta por Francisco Manuel da Silva (1795 – 1865).



Osório Duque Estrada e Francisco M. da Silva, autores do Hino.
Escrita em 1909, não é de se admirar que a letra do nosso Hino tenha um estilo bem diferente do estilo atual de literatura, com palavras e expressões que já não se usam hoje em dia e que, por isso, são desconhecidas da maioria das pessoas. Além disso, o poeta colocou as palavras em ordem inversa, o que também confunde os leitores atuais. A finalidade deste artigo é precisamente “traduzir” a letra para uma linguagem atual, evitando, assim, que ela seja cantada sem o entendimento do seu verdadeiro significado. Considerado, por unanimidade, um dos mais belos do mundo, é justo que os brasileiros tenham do seu Hino uma perfeita compreensão.
Inspiração e letra

Para escrever a letra do nosso hino, Duque Estrada inspirou-se na independência do Brasil, proclamada pelo príncipe Dom Pedro, no dia 7 de setembro de 1822. Ei-la, na íntegra:

PRIMEIRA PARTE

Ouviram do Ipiranga às margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.

Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!

Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.

Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!

SEGUNDA PARTE
Deitado eternamente em berço esplêndido,
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!

Do que a terra mais garrida,
Teus risonhos, lindos campos têm mais flores;
“Nossos bosques têm mais vida,”
“Nossa vida” no teu seio “mais amores”.

Ó pátria amada,
idolatrada,
Salve! Salve!.

Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado,
E diga o verde-louro dessa flâmula
Paz no futuro e glória no passado.
Mas, se ergues da justiça a clava forte,
Verás que um filho teu não foge à luta,
Nem teme, quem te adora, a própria morte.

Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Explicação

PRIMEIRA PARTE
Ouviram do Ipiranga às margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante,
E o sol da liberdade, em raios fúlgidos,
Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Versão livre

Vindo das margens calmas do riacho Ipiranga, ouviram o grito sonoro de um povo heroico e o sol da liberdade, em raios cintilantes, brilhou no céu da pátria nesse instante.
Interpretação

O poeta está se referindo ao grito “Independência ou Morte!”, dado pelo príncipe Dom Pedro, às margens do riacho Ipiranga, em São Paulo, na tarde do dia 7 de setembro de 1822. Ele interpreta o grito do príncipe como o grito do próprio povo brasileiro (“o povo heroico”) e diz que, a partir daquele instante, o sol da liberdade brilhou no céu do Brasil – referindo-se à libertação do domínio de Portugal.
Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!

Ó pátria amada,
Idolatrada,
Salve! Salve!
Versão livre

Se conseguimos conquistar, com nosso braço forte, a garantia dessa igualdade, agora, livres, nosso peito desafia a própria morte.O refrão dispensa explicações.
Interpretação
O poeta quis dizer que, se com a nossa luta, conseguimos ser tão livres quanto Portugal, nosso peito, entusiasmado, desafia até a própria morte.
Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu, risonho e límpido,
A imagem do Cruzeiro resplandece.
Versão livre

Oh, Brasil, um sonho intenso, um raio brilhante de amor e de esperança desce à terra, pois em teu formoso céu, alegre e límpido, brilha a imagem da constelação do Cruzeiro do Sul.
Interpretação
Dirigindo-se ao povo brasileiro, Duque Estrada diz que uma bênção de amor e de esperança desce à nossa terra, porque em nosso belo céu, formoso e límpido, brilha a constelação do Cruzeiro do Sul – símbolo do cristianismo.
Gigante pela própria natureza,
És belo, és forte, impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.
Terra adorada,
Entre outras mil,
És tu, Brasil,
Ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada,
Brasil!
Versão livre

Gigante feito pela própria Natureza, tu és belo, forte, corajoso, colossal e o teu futuro reflete essa grandeza! Entre outras mil terras, tu és nossa terra adorada! Dos que nasceram em teu solo, tu és mãe carinhosa, pátria amada, Brasil!
Interpretação
O poeta faz aqui um rasgado e entusiasmado elogio às terras brasileiras. Refere-se ao nosso País como um gigante forjado pela própria Natureza (o Brasil é um dos maiores países do mundo, em extensão territorial), chama-o de belo, forte, corajoso e afirma que essa grandeza terá reflexo no futuro grandioso que está reservado à nossa Nação. Diz ainda que, entre milhares de outras terras, o Brasil é a nossa pátria adorada, mãe carinhosa de todos os que aqui nasceram.
Vocabulário da primeira parte



Ipiranga: riacho de São Paulo, às margens do qual D.Pedro proclamou a independência do Brasil.
Plácidas: calmas, tranquilas.
Brado: grito.
Retumbante: som que se espalha com grande ruído.
Fúlgidos: que brilha, cintilante.
Penhor: garantia
Idolatrada: cultuada, amada.
Vívido: intenso
Límpido: puro, que não está poluído

Cruzeiro: constelação do Cruzeiro do Sul.


Resplandece: que brilha, ilumina.
Impávido: sem medo, corajoso
Colosso: gigantesco, enorme.
Espelha: reflete
Gentil: generosa, carinhosa, acolhedora.

Na próxima edição, a segunda parte do Hino



 Os 12 Presentes Mais Caros Do Mundo




O mundo inteiro está mergulhado numa gigantesca crise financeira, mas os artigos de luxo continuam atraindo compradores bilionários, que não estão nem aí para a recessão, ou até ganharam muito dinheiro com ela. Deixando de lado as justas críticas sobre a falta de consciência social dessas pessoas, que estão preocupadas unicamente com elas mesmas, aqui está, por mera curiosidade, uma dúzia de presentes absurdamente caros, que a maioria dos habitantes do planeta jamais poderá dar nem receber.
Uma Vaga de Estacionamento de mais de meio milhão de reais



Uma vaga de estacionamento, em Boston, nos Estados Unidos, foi vendida, em dezembro do ano passado, por 300 mil dólares (cerca de 520 mil reais). A pessoa que comprou não quis ser identificada, mas comprou o caríssimo espaço, para dar de presente, muito mais pela localização do que pela comodidade: a vaga fica ao ar livre, sem cobertura.
Uma Ferrari de 21 milhões de reais



Uma Ferrari 250 Testa Rossa de 1957 foi vendida por 9,02 milhões de euros (21 milhões de reais) em um leilão. O carro bateu um recorde mundial, pois foi o maior preço já pago por um veículo em um leilão, ou seja, 2 milhões de euros acima do preço de outro carro. A Ferrari produziu somente 22 unidades deste modelo, entre 1957 e 1958. O Testa Rossa (“Cabeça Vermelha”, em Italiano) tem um motor de 300 cavalos. Carros deste tipo ganharam dez, das 19 corridas em que entraram entre 1958 e 1961.
Quase R$ 5.000.000,00 por uma Guitarra



Uma Fender Stratocaster tornou-se a guitarra mais cara do mundo ao se vendida por 2,8 milhões de dólares (aproximadamente 4,8 milhões de reais) em um leilão no Catar. O instrumento entrou no leilão para arrecadar fundos para ajudar as vítimas do tsunami que atingiu a Ásia em 2004. A guitarra milionária foi assinada por vários artistas renomados, como Jimmy Page, Eric Clapton, Mick Jagger, Keith Richards, Paul McCartney e Sting.
O iphone de 5,5 milhões de reais



O aparelhinho da Apple mais caro custou a bagatela de 1,92 milhões de libras (mais de 5,5 milhões de reais). O exemplar foi criado por um designer britânico, e o exclusivo 3GS Supreme recebeu uma cobertura de quase 200 diamantes, tendo um revestimento feito com 271 gramas de ouro 22 quilates. O logo da Apple, atrás do aparelho é incrustada com 53 gemas de diamantes, e o botão de navegação da frente é de um único diamante de mais de sete quilates. É um verdadeiro delírio de luxúria!
A casa mais cara do mundo



Que graça tem ter todo o luxo do mundo sem uma mansão espetacular? Esta casa na Inglaterra custou mais de 85 milhões de libras (mais de 260 milhões de reais) e tem 103 quartos e cinco piscinas. A nada modesta cada também tem uma quadra de squash, uma pista de boliche, uma sala de cinema com 50 lugares e um heliporto. Tem também uma garagem subterrânea, onde cabem até oito limusines. Morando lá, a pessoa também terá vizinhos interessantes: o castelo de Windsor fica próximo da propriedade, e Elton John mora na vizinhança. Para quem dá valor a esse tipo de coisa, é um prato cheio.
Um conhaque por 365 mil reais



Essa edição limitada do Conhaque Hennessy, chamada de Beauté du Siécle (“Beleza do Século”, em Francês), custa 105 mil libras (cerca de 365 mil reais) a garrafa. Só foram produzidas 100 garrafas desta bebida caríssima, criada para celebrar o centésimo aniversário de Killian Hennessy, a sexta geração descendente do fundador da empresa que produz o conhaque. A bebida fica dentro de uma garrafa de cristal e a caixa é aberta por uma chave de bronze, que aciona um sistema que faz com que a garrafa levante automaticamente em uma bandeja de veludo. A bebida utiliza conhaques de 50 até 100 anos. Uma extravagância e tanto.
O Vestido de casamento mais caro



Este vestido incrustado com diamantes custou 12 milhões de dólares (mais de 20 milhões de reais). O modelo surgiu da colaboração entre Renée Strauss, dona de um salão de noivas em Beverly Hills, nos Estados Unidos, e Martin Katz, mercador de jóias raras. O vestido tem 150 quilates de diamantes. Para você ter uma noção do que isso significa, um anel de noivado normal normalmente tem, no máximo, meio quilate. O vestido foi estreado em 2008 e superou outro, criado pela estilista Yumi Katsura, que havia custado 8,5 milhões de dólares (cerca de 14,5 milhões de reais).




O cachorro de um milhão de dólares



Este cachorrão foi comprado pelo absurdo valor de um milhão de dólares. O cachorro, da raça mastiff tibetano, foi adquirido por uma milionária chinesa, que se identificou apenas como “Senhora Wang”. O cão, de aproximadamente 80 centímetros, foi recepcionado por sua dona e 30 carros de escolta no aeroporto, todos Mercedes Benz. A dona do cão já tinha outro cachorro da mesma raça e estava à procura de um macho para cruzar com a fêmea. Às vezes ter uma vida de cão não é nada ruim…
348 Reais por um Hamburguer



O hamburguer mais caro do mundo é da rede Burguer King. Mas isso não quer dizer que o sanduíche está disponível em qualquer restaurante da rede: o “lanchinho”, que custa 200 dólares. cerca de 348 reais, está disponível apenas em um restaurante em Londres, na Inglaterra, e só uma vez por semana. Os ingredientes deste prato, que é chamado simplesmente de “O Hamburguer”, incluem:
Um bife de Kobe (corte de uma raça japonesa de gado, considerada a melhor carne do mundo).
Trufas brancas, presunto cru espanhol, considerado o melhor do mundo.
Vinagre balsâmico.
Sal rosa do Himalaia
Vinho branco orgânico.
Echalota com molho de maionese com açafrão iraniano.
Tudo isso dentro de um pãozinho macio de trufas brancas.

Está servido?

Echalota: Parente da cebola e do alho, esbanja um sabor forte, picante e acre. Apreciada por diferenciados povos, foi documentada no Egito, nas pinturas dos sarcófagos. Parece que veio há séculos da Síria e cria-se como os alhos (dispondo “dentes” no chão, que se multiplicam em novos “dentes”, formando “cabeça”),É oblonga, avermelhada ou castanho-avermelhada, por vezes com centímetro e meio de diâmetro. Possui um sabor singularmente delicado e muitos gastrônomos conceituados consideram imprescindível usá-la em certos pratos e molhos de alta categoria.
Cartão de Beisebol milionário



Quem olha este cartão pode achar que ele é um cartão de beisebol comum, mas ele foi recentemente vendido por 2,8 milhões de dólares (4,9 milhões de reais) Seis meses antes de atingir este valor, ele havia sido comprado por 2,3 milhões de dólares, ou seja, seu valor aumentou em mais de 800 mil dólares em seis meses. O cartão T206, do jogador Honus Wagner, é considerado a Mona Lisa dos cartões. No começo do século XX, quando os cartões começaram a ser produzidos, eles eram feitos por empresas de tabaco. Em 1909, Wagner decidiu que não queria fazer propaganda de cigarros, e começou a produzir estes cartões. Acredita-se que existam, no máximo, 60 unidades deste cartão em todo o mundo, e apenas alguns estão em bom estado de conservação.


O Terno mais caro do mundo



O terno mais caro do mundo foi criado pelo estilista Alexander Amosu, e poderá fazer parte do seu guarda roupa por 100 mil dólares (174 mil reais) Cada terno é feito com tramas de ouro e platina, seda rara e um tipo de pashmina do Himalaia. Além disso, o terno tem nove botões de ouro 18 quilates e diamantes. O preço absurdo do terno ao menos vem com um serviço extra: o estilista e seus alfaiates viajam para qualquer lugar do mundo onde o comprador da peça esteja, para ajustar a roupa ao corpo do consumidor.
O Jeans de 47 mil reais



Este jeans estampado custa 27 mil dólares (47 mil reais). Pouco prática, esta peça mais parece uma obra de arte moderna do que uma calça. A estampa colorida cobre inteiramente a calça de modelagem clássica da Levi’s, e foi criada pelo artista britânico Damien Hirst, cujas obras já bateram vários recordes em leilões de arte.


Pen-Drive: Uma Breve História


Os pen-drives são dispositivos de armazenamento móveis largamente utilizados atualmente. Com um tamanho parecido com o de um chaveiro, estes produtos são capazes de transferir músicas, filmes, documentos ou qualquer outro arquivo de um computador para outro com grande facilidade.





Quem não se lembra dos disquetes? Estes antigos dispositivos tinham um tamanho relativamente grande, apresentavam defeitos com facilidade, e o pior, tinham uma capacidade de armazenamento muito pequena. Os disquetes com maior capacidade de armazenamento tinham apenas 2,88 MB.





Os primeiros pen-drives foram desenvolvidos no ano de 2000, pelas empresas Trek Technology e IBM. O produto da IBM começou a ser vendido na América do Norte em dezembro daquele ano, com o nome Disk-On-Key. O dispositivo tinha 8 MB de capacidade, o que era algo realmente inovador para a época. Hoje em dia, já existem pen-drives com capacidade superior a 256 GB.

Pai deixa lições de vida aos filhos antes de morrer

Pai deixa 28 lições de vida aos filhos antes de morrer

 Letícia Sorg 





 

Quando soube que tinha poucos meses de vida por causa de um câncer, o professor de gramática inglês Paul Flanagan só pensou em seus filhos, Thomas e Lucy. Em vez de sentir piedade de si mesmo ou entregar-se à tristeza, ele usou seus últimos dias para tentar ser um bom pai – mesmo à distância. Paul escreveu cartas, deixou mensagens gravadas em DVD e até comprou presentes para ser entregues às crianças em seus aniversários futuros. Separou também seus livros preferidos e, dentro deles, deixou bilhetes dizendo por que havia gostado de lê-los.

Em novembro de 2009, aos 45 anos, Paul morreu por causa do melanoma, deixando a mulher, Mandy, Thomas, então com 5 anos, e Lucy, de 1 ano e meio. Quase dois anos depois, ele continua presente com suas mensagens e fotos espalhadas por toda a casa. E, no mês passado, a família ganhou mais uma lembrança de Paul. Por acaso, Mandy encontrou um documento em seu antigo computador intitulado “Sobre encontrar a realização”. “Abri e, com lágrimas escorrendo pelo meu rosto, descobri que eram seus pontos para viver uma vida boa e feliz”, diz Mandy ao jornal Daily Mail.

“Quando alguém recebe a notícia de que tem poucos meses de vida, decide que sua vida não vai ser completa se não pular de bungee-jump da Ponte Harbour, em Sidney, ou não tiver visitado o Grand Canyon. Esse não era Paul. Tudo que importava para ele estava bem aqui. Ele viveu e morreu de acordo com suas próprias regras, e sei que encontrou sua própria realização.” Mandy diz que a carta é uma reprodução fiel dos valores e do bom humor de Paul. 

O professor resumiu as reflexões que nortearam seu modo de viver em 28 itens. Traduzo aqui as palavras de Paul para seus filhos – e que agora servem de inspiração não só para eles, mas para todos que as leem.

“Nessas últimas semanas, depois de saber de meu diagnóstico terminal, procurei encontrar em minha alma e em meu coração maneiras de estar em contato com vocês enquanto vocês crescem. 

Estive pensando sobre o que realmente importa na vida, e os valores e as aspirações que fazem das pessoas felizes e bem-sucedidas. Na minha opinião, e vocês provavelmente têm suas próprias ideias agora, a fórmula é bem simples. 

As três virtudes mais importantes são: lealdade, integridade e coragem moral. Se aspirarem a elas, seus amigos os respeitarão, seus empregadores o manterão no emprego, e seu pai será muito orgulhoso de vocês. 

Estou dando conselhos a vocês. Esses são os princípios sobre o quais tentei construir a minha vida e são exatamente os que eu encorajaria vocês a abraçar, se eu pudesse.

Amo muito vocês. Não se esqueçam disso. 

1.Seja cortês, pontual, sempre diga “por favor” e “obrigado”, e tenha certeza de usar o garfo e a faca de maneira correta. Os outros decidem como tratá-los de acordo com as suas maneiras. 

2. Seja generoso, atencioso e tenha compaixão quando os outros enfrentarem dificuldades, mesmo que você tenha seus próprios problemas. Os outros vão admirar sua abnegação e vão ajudá-lo. 

3. Mostre coragem moral. Faça o que é certo, mesmo que isso o torne impopular. Sempre achei importante ser capaz de me olhar no espelho toda manhã, ao fazer a barba, e não sentir nenhuma culpa ou remorso. Parto deste mundo com a consciência limpa. 

4. Mostre humildade. Tenha a sua opinião, mas pare para refletir no que o outro lado está dizendo, e volte atrás quando souber estar errado. Nunca se preocupe em perder a personalidade. Isso só acontece quando se é cabeça-dura. 

5. Aprenda com seus erros. Você vai cometer muitos, então os use como uma ferramenta de aprendizado. Se você continuar cometendo o mesmo erro ou se meter em problema, está fazendo algo errado. 

6. Evite rebaixar alguém para outra pessoa; isso só vai fazer você ser visto como mau. Se você tiver um problema com alguém, diga a ela pessoalmente. Suspenda fogo! Se alguém importuná-lo, não reaja imediatamente. Uma vez que você disse alguma coisa, não pode mais retirá-la, e a maioria das pessoas merece uma segunda chance. 

5. Divirta-se. Se isso envolve assumir riscos, assuma-os. Se for pego, coloque suas mãos para cima. 

6. Doe para a caridade e ajude os menos afortunados que você: é fácil e muito recompensador.

7. Sempre olhe para o lado bom! O copo está meio cheio, nunca meio vazio. Toda adversidade tem um lado bom, se você procurar. 

8. Faça seu instinto pensar sempre sempre em dizer ‘sim’. Procure razões para fazer algo, não as razões para dizer ‘não’. Seus amigos vão gostar de você por isso. 

9. Seja gentil: você conseguirá mais do que você quer se der ao outro o que ele deseja. Comprometer-se pode ser bom. 

10. Sempre aceite convites para festas. Você pode não querer ir, mas eles querem que você vá. Mostre a eles cortesia e respeito.

11. Nunca abandone um amigo. Eu enterraria cadáveres por meus amigos, se eles me pedissem… por isso eu os escolhi tão cuidadosamente. 

12. Sempre dê gorjeta por um bom serviço. Isso mostra respeito. Mas nunca recompense um mau serviço. Um serviço ruim é um insulto. 

13. Sempre trate aqueles que conhecer como seu igual, estejam eles acima ou abaixo de seu estágio na vida. Para aqueles acima de você, mostre deferência, mas não seja um puxa-saco. 

14. Sempre respeite a idade, porque idade é igual a sabedoria. 

15. Esteja preparado para colocar os interesses de seu irmão à frente dos seus. 

16. Orgulhe-se de quem você é e de onde você veio, mas abra a sua mente para outras culturas e línguas. Quando começar a viajar (como espero que faça), você aprenderá que seu lugar no mundo é, ao mesmo tempo, vital e insignificante. Não cresça mais que os seus calções. 

17. Seja ambicioso, mas não apenas ambicioso. Prepare-se para amparar suas ambições em treinamento e trabalho duro. 
 
18. Viva o dia ao máximo: faça algo que o faça sorrir ou gargalhar, e evite a procrastinação. 

19. Dê o seu melhor na escola. Alguns professores se esquecem de que os alunos precisam de incentivos. Então, se o seu professor não o incentivar, incentive a si mesmo. 

20. Sempre compre aquilo que você pode pagar. Nunca poupe em hotéis, roupas, sapatos, maquiagem ou joias. Mas sempre procurem um bom negócio. Você recebe por aquilo que paga. 

21. Nunca desista! Meus dois pequenos soldados não têm pai, mas não corajosos, têm um coração grande, estão em forma e são fortes. Vocês também são amados por uma família e amigos generosos. Vocês fazem o seu próprio destino, meus filhos, então lutem por ele. 

22. Nunca sinta pena de si mesmo, ou pelo menos não sinta por muito tempo. Chorar não melhora as coisas. 

23. Cuide de seu corpo que ele vai cuidar de você. 

24. Aprenda um idioma, ou pelo menos tente. Nunca comece uma conversa com um estrangeiro sem primeiro cumprimentá-la em sua língua materna; mas pergunte se ela fala inglês!

25. E, por fim, tenha carinho por sua mãe, e cuide muito bem dela. 

Amo vocês com todo meu coração, 

Papai”


Verdade ou Mentira: Tecnologia


Tecnologia (do grego teknós = “técnica, arte, ofício” e logía = “estudo”). É uma palavra que envolve o conhecimento técnico, científico e as ferramentas, processos e materiais criados e/ou utilizados a partir de tal conhecimento. Dependendo do contexto, a tecnologia são:
As ferramentas e as máquinas que ajudam a resolver problemas.
As técnicas, conhecimentos, métodos, materiais, ferramentas e processos usados para resolver problemas ou, pelo menos, para facilitar a sua solução.
Um método ou processo de construção e trabalho (tal como a tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial).
A aplicação de recursos para a resolução de problemas.
O termo tecnologia também pode ser usado para descrever o nível de conhecimento científico,matemático e técnico de uma determinada cultura.
Na economia, a tecnologia é o estado atual de nosso conhecimento de como combinar recursos para produzir produtos desejados (e nosso conhecimento do que pode ser produzido).

A tecnologia é, de uma forma geral, o encontro entre ciência e engenharia. É um termo que inclui, desde as ferramentas e processos simples (tais como uma colher de madeira e a fermentação da uva), até as ferramentas e processos mais complexos já criados pelo ser humano, tais como a Estação Espacial Internacional e a dessalinização da água do mar. Frequentemente, a tecnologia entra em conflito com algumas preocupações, como o desemprego, a poluição e outras questões ecológicas, filosóficas e sociológicas.
(Fonte: Wikipédia – A Enciclopédia Livre)

Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, através das suas respostas, no final de cada post. Nos posts seguintes, divulgaremos as respostas certas para você saber quantos pontos fez.

1. A invenção da roda e a descoberta de como fazer fogo não podem ser consideradas como tecnologias.



2. “Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo.” Esta frase foi dita pelo grande sábio inglês Sir Isaac Newton, depois de observar a queda de uma maçã de uma macieira.



3. A Microsoft está liberando ferramentas digitais de graça, oferecendo PCs, cursos de software, serviço de banda larga com desconto e treinamento de trabalho para quem precisa.



4. Foi depois da Revolução Industrial, ocorrida no século XVII, na Alemanha, que teve início uma época de grandes invenções tecnológicas.



5. Um motor a vapor, alimentado principalmente com carvão, pesquisado e aprimorado pelo cientista escocês James Watt, impulsionou a Revolução Industrial no Reino Unido e no mundo.



6. A primeira calculadora mecânica foi inventada no século XIX.



7. Santos-Dumont foi quem inventou o relógio de pulso masculino.



8. O primeiro livro eletrônico só foi criado recentemente, em 1999, quando Steve Jobs, da Apple, digitalizou toda a Bíblia.




9. O primeiro telefone foi construído por Alexander Graham Bell.



10. Uma empresa japonesa lançou no mercado o DVD descartável, que só pode ser usado por 48 horas.