terça-feira, 26 de junho de 2012

Romanos 8 - Cid Moreira - Maravilhoso

Mensagens Subliminares - Logo



Das várias mensagens subliminares da Coca-Cola, uma que se percebe, é um homem. Para ver, é só traçar o contorno do nome: Coca-Cola na vertical.


Na antiga marca da globo, aparecia isso:


Nem preciso dizer o que é.

Uma mensagem muito interessante, e quase imperceptível é no CD oficial do Windows Vista, da Microsoft.

Confira:

 


Surge boatos de que a pessoa à esquerda é o Fundador e Presidente da Microsoft Bill Gates [Segundo mais rico do mundo]
1. Abra o Word2. Escrevam em letras maiúsculas: Q33 NY (o nome do avião que bateu no primeiro edifício, 11 de Setembro 2001).3. Aumentem o tamanho da letra para 72.4. Mudem o tipo de letra para Wingdings.5. Veja o resultado.


Obs: Só funciona no Word mais antigo.Você pode fazer no seu computador, más exixte mais digite 1.Digite =rand(200,99)2.Aperte enter.Veja o resultado, aparece dezenas de vezes (A ligeira raposa marrom ataca o cão preguiçoso)
Outras curiosidades:
Dia do ataque = 11
11 de Setembro é o 254.º dia do ano: 2 + 5 + 4 = 11

Depois de 11 de Setembro ficam faltando 111 dias até ao fim do ano.119 é o código telefônico para o Iraque/Iran: 1 + 1 + 9 = 11
Aliás, 911 é o número telefônico de emergência nos EUAAs ‘Twin Towers’ — edificadas lado a lado — pareciam o n.º 11O primeiro vôo a bater numa das torres era o vôo n.º 11Estado de New York – é o 11º estado a pertencer à União Americana dos Estados UnidosNew York City – 11 LetrasAfghanistan (ou Afeganistão) – 11 LetrasThe Pentagon – 11 LetrasRamzi Yousef – 11 Letras (autor do atentado ao WTC in 1993)O Vôo 11 – tinha 92 passageiros a bordo : 9 + 2 = 11O Vôo 77 – tinha 65 passageiros a bordo : 6 + 5 = 11 


Outro é no símbolo do logo do Windows: 


 


A contagem resultado em um número considerado do… Diab…666São inúmeras mensagens subliminares da Microsoft, e outra é do Office, um programa de trabalho. 


Observe as sequências do logo: 


 


 


A suástica: o símbolo do Nazismo. 


E a que mais me chamou a atenção é a Mensagem Subliminar na nota de 20 dólares americana!


Confira: 


 


 


 

Como é a Visão de um Cachorro?


 


Uma dúvida comum é se o cão enxerga em cores ou em preto-e-branco e a verdade é que eles têm acapacidade de enxergar cores, mas não da mesma maneira que nós. Para os cães, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não têm diferença nenhuma. É uma espécie de daltonismo para estas cores. Mas o cão consegue diferenciar as cores violeta, azul e verde.


Muitos estudiosos crêem que o cão enxerga um tom de amarelo quando olha para as cores vermelho, verde e amarela, e seria exatamente por isso que ele não conseguiria diferenciá-la.


Em resumo, os cães enxergam cores, mas com menos matizes e menos precisão que nós, que conseguimos diferenciar cerca de 10 milhões de cores e combinações diferentes
Por outro lado, eles tem a capacidade de perceber tantos tons de cinza que é quase impossível testar completamente este talento, em função de nossas próprias limitações.


A explicação mais aceita para este fenômeno é que os canídeos antigos, antepassados de nossos cães, eram caçadores noturnos e a diferenciação dos tons de cinza era muito mais importante que a visão das cores.


E como todos os predadores, os cães identificam rapidamente objetos em movimento. Isso era fundamental para seu bom desempenho na caça. 

Ainda hoje existem numerosas raças que “caçam com a visão”, como os galgos, whippets e quase todos os lebréis. Este é um fator dos mais desenvolvidos na visão canina, podendo, em campo aberto, distinguir objetos do tamanho de um gato em movimento a quase 1.000 m. Por outro lado podem demorar a enxergar um objeto parado que você tenta mostrar a 1 metro de distância.


Por isso é mais fácil chamar a atenção de seu amigo com movimentos e sinais.


Portanto podemos afirmar que os cães não enxergam melhor ou pior que nós, apenas o fazem de uma forma diferente.

Cavalo Marinho







Por muitos e muitos séculos, diversas pessoas tem se cativado por um estranho charme, ridículo, porém engraçado, dos Cavalos Marinhos. Cientistas, leigos e aquaristas são igualmente fascinados por estas agradáveis criaturas. Suas poucas qualidades convenientes tem feito dos Cavalos Marinhos o mais popular de todos os peixes marinhos.


A identificação deste animal como um peixe não fica muito bem compreendida quando mentalizamos por instantes a forma de um peixe comum, estudos demonstram que cavalo marinho é realmente um peixe, mas é difícil associarmos a palavra “peixe” com o cavalo marinho, Por exemplo, em alguns dicionários de nossa língua a definição para peixe é: 

Animal vertebrado aquático que respira por guelras o qual possui nadadeiras e escamas. Tendo em mente esta definição, teria você mentalizado um Cavalo Marinho? A partir destes princípios talvez seja muito comum defini-lo com qualquer outro ser, menos um peixe.Se pararmos para refletir sobre a definição de Cavalo Marinho como peixe, poderemos esclarecer que, talvez, os únicos traços que o denuncie como um peixe sejam as brânquias (responsáveis pela respiração embaixo d’água), as nadadeiras laterais e dorsal e por fim o fato de viverem totalmente submersos na água por toda sua vida.
A popularidade dos Cavalos marinhos não é surpresa quando consideramos alguns itens especiais: é de fato um peixe, com cabeça de cavalo, habilidades de mudança de cor como um camaleão, umacauda preensil como a de um macaco, um corpo duro como o de um tatu, com uma bolsa de canguru e olhos como os de um lagarto. Julgando-se pela sua aparência, deu-se a idéia que a natureza reuniu todos estes animais em um só ser, o qual foi denominado Cavalo Marinho.


Devido a esta bizarra anatomia, estes animais são mestres em prender a atenção de pessoas de qualquer faixa etária, as pessoas ficam paralisadas e boquiabertas quando ficam frente a frente com estes animais em algum aquário público ou até mesmo em lojas especializadas no comércio de animais aquáticos. 

No primeiro encontro entre seres humanos e estas agradáveis criaturas, a primeira reação é a de estar vendo algo que achavam não existir, poucos minutos depois são chamados de frágeis, meigos e maravilhosos.Nos dias de hoje, existem pessoas firmemente convencidas de que os Cavalos Marinhos só existem no reino da Mitologia ao lado de Sereias e serpentes ou até mesmo guardiões de Netuno, Deus dos Mares da Mitologia grega. A partir dos gregos surgiu o primeiro nome para estes animais: Hippocampus, que quer dizer em grego Hippos = cavalo e Kampe = lagarto, para os antigos gregos este nome tinha um significado assombroso como Monstro Marinho. 


Portanto um animal que combina toda esta bizarra anatomia não poderia escapar das lendas.
Desde a época de Cristo a fama dos Cavalos Marinhos já se alastrava no mundo antigo graças aos ensinamentos de Plínio, naturalista e comandante militar do Império Romano. Segundo ele, as cinzas deste animal, quando incinerado, era capaz de combater a calvície, as febres, as erupções da pele (Lepra) e a morte de mordidos por cão raivoso. Para os antigos gregos, o animal representava um veneno fulminante, desde que embebidos em vinho. Por outro lado, era também um excelente antídoto para outros venenos, mas estes deviam ser engolidos com vinagre e mel ou misturados com piche.


Estudiosos medievais, a séculos atras, estavam contentes em discutir as possíveis curas farmacêuticas dos cavalos-marinhos, porém viam-se muito confusos quanto a taxonomia destes animais, eles estavam confundindo o original Hippocampus sp. com um misterioso “Monstro Marinho” da poesia clássica Grega devido a vários nomes e sinônimos dado aos animais. 

Após varias confusões e contradições chegaram ao aparecimento de “Equus Marinus” de Von Cube.No atlas Zoológico (publicado perto dos anos 1500), os cavalos marinhos foram chamados de “Zidrach”, mas nas edições mais recentes e atualizadas daquela época eram encontrados pelos dois nomes. Por pior que seja, outros estudiosos ou autores do mesmo atlas estavam confundindo estes dois nomes com um peixe muito conhecido hoje em dia os quais são as Rêmoras.


Assim, um animal tão insólito e inusitado não poderia ser enquadrado na zoologia como um animal qualquer. Devido a sua estrutura óssea, mais uma vez podemos notar uma pequena semelhança com os artrópodes (insetos, crustáceos, aracnídeos, etc…), caracterizados por suas carapaças articuladas que funcionam como um esqueleto externo, sustentando internamente os músculos e outros órgãos. Nisso eles diferem dos outros animais vertebrados, cujo esqueleto fica envolvido por uma espessa camada de músculos e gordura.


Nome Científico: (variedades mais comuns) SyngnathidaeHippocampus Kuda
Origem: Oceano Atlântico e Pacífico
Alimentação: Eles são monofágicos, ou seja alimentam-se somente de pequenos crustáceos.
Comportamento: Na natureza ficam presos à corais e gorgônias com suas caudas. Somente nadam em busca de alimento quando há falta deste. Adaptam-se bem em aquários comunitários com outros peixes pequenos e lentos, mas não deverá ser colocado em aquário com invertebrados. (alguns invertebrados o atacam e outros são atacados pelo cavalo-marinho)

Tamanduá-bandeira



 

Com certeza hoje já se perguntou: “- Como pode um tamanduá tão grande poder se alimentar de uma formiga?”
O tamanduá-bandeira (seu nome científico é Myrmecophaga tridactyla) é um mamífero xenartroda família dos mirmecofagídeos, encontrado nas Américas Central e do Sul que infelizmente estáameaçado de extinção.


Sua pelagem é cinza com uma diagonal preta bordejada de branco, estendendo-se até o peito, sobre os ombros em direção às costas. O adulto pesa aproximadamente de 16 a 40 Kg. Sua cauda é um tufo comprido e com muito pelos, seu focinho é longo e cilíndrico, tem as patas providas de longas garras e sua língua mede de 30 a 40 cm, que serve para capturar seu alimento.


Alimenta-se de formigas e cupins (ovos, lagartas e adultos), capturados pela língua comprida e aderente. Também é conhecido pelos nomes de iurumi, jurumim, tamanduá-açu e tamanduá-cavalo.


Nome científico: Myrmecophaga tridactyla.
Nome em inglês: Giani Anteater.
Família: Myrmecophagidae.
Habitat: Campos, florestas.
Distribuição geográfica: Belize, Guatemala até a América do sul (Equador, Colômbia, Venezuela, Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e Brasil).
Gestação: Aproximadamente 190 dias.
Número de filhotes: 01.


Curiosidades: Sua marcha é vagarosa, dificultada pelas garras que são voltadas para dentro, evitando o desgaste das unhas no contato com o solo, pois é com elas que escava os formigueiros e rompe os duríssimos cupinzeiros.


10 Curiosidades sobre a Lua




 


Foi no dia 20 de julho de 1969 que o mundo assistiu ao pouso do Apollo 11 no solo lunar. Duas horas após a chegada, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua. Até hoje, há quem duvide desse feito dos americanos, mas a verdade é que a Lua sempre despertou curiosidades.
Como é formada a superfície do único satélite natural da Terra? A Lua influencia no corte de cabelo? Os lobos só uivam para a Lua cheia? O que aconteceria se o nosso satélite desaparecesse? Confira as respostas de especialistas para estas e outras curiosidades.



A Lua influencia no corte de cabelo?


Segundo o professor Enos Picazzio, do departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IGA-USP), não há nenhuma prova científica de que a Lua influencie no corte de cabelo. “Se influenciasse positivamente, evitando queda ou fazendo crescer cabelo, não haveria astrônomos calvos”, brinca o professor.
O dermatologista Paulo Zubaran, especializado em medicina estética e tricologia, explica que esse mito surgiu no passado. “As pessoas formularam o seguinte pensamento: se o corpo humano é constituído por 70% de água, por que não poderia sofrer também a mesma influência que a Lua exerce sobre as marés?”. A associação é errada, pois a influência deste astro sobre as marés é devida à força gravitacional, que, por ser ínfima, só se percebe quando uma massa muito grande – como os oceanos – está envolvida. Conclusão: independentemente do dia em que você corte, seu cabelo seguirá crescendo cerca de 1 cm por mês.


Como a Lua influencia nas marés?


Com a sua força gravitacional, a Lua “puxa” os oceanos em sua direção. Essa força tem a ver com a massa dos corpos e a distância entre eles. Quanto maior e mais perto, maior a força. O Sol também afeta as marés, mas menos, já que está mais longe da Terra do que a Lua. As marés mais altas ocorrem quando Sol e Lua estão do mesmo lado da Terra, somando as suas forças.


Do que é feita a superfície da Lua?


A superfície lunar é basicamente constituída de rocha e recoberta por poeira fina. Os continentes são as regiões claras e brilhantes, que podem ser vistas a olho nu da Terra. Segundo o professor Enos Picazzio, da USP, eles são compostos essencialmente de rochas ricas em silicatos e são bastante acidentados, com depressões, enrugamentos e crateras de impacto.
Já os mares, que não possuem água, são regiões mais escuras e planas, ricas em basalto (rocha resultante de vulcanismo ocorrido no passado, já que, atualmente não há vulcanismo na Lua).


Os lobos só uivam para a Lua cheia?


Não, os lobos não uivam para a Lua. Aparentemente, o motivo para fazermos essa associação, destaca Carlos Camargo Alberts, professor de Zoologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp), é porque eles ficam mais ativos durante a Lua cheia. “Essa maior atividade, no entanto, não tem a ver com a caçada, já que na luminosidade mais intensa da Lua cheia, as presas do lobo podem percebê-los mais cedo”, explica. Portanto, a Lua cheia acaba sendo um período de fome para os lobos e a maioria dos outros predadores noturnos.
Entre outras motivações, os lobos uivam para renovar os laços sociais dentro da alcateia. “Quando um lobo começa a uivar, outros membros do grupo se aproximam”, observa Alberts. Outra função do uivo é usá-lo para reencontrar o bando por meio do som.


Por que, às vezes, a Lua aparece de dia?


Na fase cheia, a Lua nasce quando o Sol se põe, por volta das 18h, ou seja, já está anoitecendo quando ela surge no horizonte. No início desta fase, a Lua se põe às 6h. “A cada dia a Lua nasce 48 minutos mais tarde. Uma semana depois da cheia, quando chega na fase quarto-minguante, ela nasce mais ou menos à meia-noite. Quando o sol estiver nascendo, ela ainda vai estar no céu, e a gente vai poder vê-la até meio-dia”, esclarece a professora.


O que é um eclipse lunar?


É um fenômeno que ocorre quando a Terra fica entre o Sol e a Lua, e esta última é encoberta total ou parcialmente pela sombra do nosso planeta. Isso ocorre apenas na fase de Lua cheia e quando Lua, Terra e Sol estão quase alinhados, explica o professor Enos Picazzio, do Departamento de Astronomia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IGA-USP).


O que aconteceria se a Lua desaparecesse?


Dentre as possíveis consequências, o professor Enos Picazzio destaca duas: mudanças climáticas e no ecossistema marinho. “As estações sazonais são consequência da inclinação do eixo de rotação da Terra. Se essa inclinação variar, o ciclo sazonal muda, alterando as zonas climáticas e provocando longos períodos de glaciação nos hemisférios”, explica. Como a Lua influencia as marés, seu desaparecimento afetaria a vida marinha.
“A circulação de correntes marinhas arrasta pequenos organismos vivos, como o plâncton, fundamentais na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos”, afirma o professor.


A lua da Terra tem um nome próprio, como as luas de outros planetas?


O nome próprio do satélite da Terra é Lua, por isso deve ser escrito em maiúsculo. Segundo o professor Enos Picazzio, tornou-se comum usar “lua” como sinônimo de satélite natural, mas isso deve ser evitado. “Muitos fazem essa associação, mas é bom evitar. Imagine alguém ouvindo a frase ‘a lua da Terra é a Lua’. Parece declaração de doido! Para uma criança, isso é grave porque ela vai se confundir”, comenta o professor do Departamento de Astronomia do IGA-USP.
Quanto maior a massa do planeta, maior será sua família de satélites. Enquanto a Terra tem apenas um satélite natural, Mercúrio e Vênus não têm nenhum. Marte tem dois: Fobos e Deimos. Já Júpiter tem 63, sendo que o maior é Ganímedes (que é maior que o planeta Mercúrio).


A Lua pode ser vista de outros planetas?


Sim, mas de acordo com o professor Enos Picazzio, do Departamento de Astronomia do IGA-USP, de Marte em diante, é necessário o uso de telescópio. De Mercúrio e Vênus é possível vê-la a olho nu.


Por que o homem não voltou mais para a Lua?


Foram seis missões de pouso na Lua, todas do programa americano Apollo (Apollo 11, 12, 14, 15, 16 e 17), que durou de 1968 a 1972. Desde então, optou-se por enviar sondas espaciais. “Além de serem mais baratas e evitarem risco de vida humana, as sondas permitem a observação global do satélite”, explica o professor Enos Picazzio.
Foi em 20 de julho de 1969 que o mundo assistiu ao pouso do módulo lunar da Apollo 11, batizado de Eagle, no solo de nosso satélite. Duas horas após o pouso, Neil Armstrong saiu da nave e entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua, seguido por seu companheiro Edwin Aldrin. Posteriormente, outros 10 astronautas pisaram na Lua.

Quanto frio podemos suportar? E calor?





Uma aventura no deserto ou uma expedição no polo sul pode levar o corpo ao extremo. Tanto frio quanto calor são capazes de matar. O anesteseologista Alexandre Slullitel afirma que cada organismo tem um comportamento individual muito diferente, por isso, é difícil precisar a temperatura máxima ou mínima que podemos suportar.

O que pode ser determinante, mais do que a temperatura em si, é o tempo de exposição. “Tudo depende da intensidade, da variação de temperatura e do tempo em que o organismo é exposto”, alerta o especialista. Os principais sintomas de quem está sofrendo hipertermia (excesso de temperatura corporal) são suor, desidratação, boca seca, pele flácida e a consequente parada do funcionamento dos órgãos.

Já na situação contrária, na hipotermia, as primeiras reações do corpo são tremor e contração muscular. No livro A Vida no Limite – A Ciência da Sobrevivência, a fisiologista inglesa Frances M. Aschcroft afirma que, em um ar parado de -29º C, há pouco perigo para uma pessoa adequadamente vestida. Se o vento for de meros 16 km/h, porém, a sensação térmica cai para o equivalente a -44º C e a pele congela em menos de um ou dois minutos. Já no calor, se a temperatura basal – temperatura dos tecidos do corpo e do abdômen – passar dos 42º C ocorrerá morte por insolação. No livro, há o registro de um homem que suportou 15 minutos a uma temperatura de 105º C!

Gagueira não tem graça nenhuma








Ga-ga-gaaa-gueira Na-não Te-tem Gra-graaa-graça Ne-ne-nenhuma!…
Um sujeito se inscreveu num teste para locutor de rádio. O examinador pergunta: Seu nome? O candidato responde: Jo-jo-ão da-da Sa-Sa-Silva Sa-Santos… Surpreso, o examinador diz: Ora essa, meu caro, como é que você quer ser locutor, se é gago? Meio encabulado, o sujeito responde: Não, eu não sou gago coisa nenhuma. Gago era meu pai, que deu meu nome no cartório, e imbecil foi o tabelião que registrou meu nome assim… 

O nome científico da gagueira é disfemia. Pode ser engraçado ouvir um gago falar, mas, para quem sofre deste mal, a coisa não tem graça nenhuma.

Causas


A disfemia é um distúrbio da fala que começa na infância e cuja causa ainda é muito discutida nos meios científicos, sem que se chegue a uma conclusão definitiva. Sabe-se apenas que o problema é influenciado por diversos fatores. Entre eles está, em primeiro lugar, o histórico familiar, porque a gagueira pode ser herdada. Estresse, sustos, medos e outros problemas emocionais também contam. Estes fatores podem até não ser a causa direta da gagueira, mas, sem dúvida, contribuem para o aparecimento dos sintomas. Outro fator precipitador pode ser a excessiva exigência dos pais para que a criança pronuncie corretamente as palavras.


Tipos de gagueira


Existem ainda outros tipos de gagueira, chamados de “gagueiras adquiridas”, que começam depois da infância e têm causas bem conhecidas. São a “gagueira neurogênica” originada por um traumatismo craniano, por acidente vascular-cerebral (AVC), doenças do SNC (Sistema Nervoso Central), tumor cerebral, disfunção cerebral provocada pelo uso de drogas. Outro tipo é a “gagueira psicogênica”, provocada por traumas emocionais violentos e que pode surgir associada a um quadro psiquiátrico. Um terceiro tipo é a “gagueira farmacogênica”, causada por medicamentos psicofarmacogênicos, anticonvulsivos e broncodilatadores.


Tratamento 


Basicamente, o tratamento deve ficar a cargo de um fonoaudiólogo. Convém lembrar, porém, que nem todo fonoaudiólogo está capacitado para isso. Acontece que, em muitos casos, o tratamento fonoaudiológico não basta para satisfazer as necessidades de um paciente – são necessárias a assistência médica e farmacológica, principalmente nos casos de pacientes adultos.


Ultimamente verifica-se uma mobilização mundial com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os preconceitos e a discriminação que sofrem as pessoas portadoras de gagueira. Como forma de ajudar neste processo, o dia 22 de outubro foi escolhido como Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG), criado em 1998 pela International Fluency Association (IFA – Associação Internacional de Fluência) e pela International Stuttering Association (ISA – Associação Internacional de Gagueira)

O “Desenvolvimento” Engorda



Entre aspas 


No título deste artigo escrevemos a palavra “desenvolvimento” assim, entre aspas. Isto porque um desenvolvimento que causa prejuízos pode e deve ser posto em dúvida e questionado. Com efeito, o “desenvolvimento” que experimentamos hoje trouxe mais problemas do que soluções para a nossa civilização. E agora uma pesquisa acaba de apontar mais uma triste consequência deste equivocado “desenvolvimento”: a obesidade das pessoas nos novos países atingidos pela praga.


Como era antes
Antes desse discutível “desenvolvimento” (com exceção de uma minoria rica, que vivia em palacetes, cercada de luxo, conforto e gorda), as pessoas acordavam às 5 da manhã, tomavambanho frio, comiam um desjejum reforçado, mas sem nenhum alimento industrializado e iam,a pé ou a cavalo, trabalhar na roça, ao ar livre, tomando Sol, até as 11 horas. Almoçavam feijão, arroz, salada, bife, suco natural, tiravam uma soneca na rede do terraço e à uma e meia já retomavam a lida da manhã até o final da tarde. Na janta: apenas café, mandioca, inhame, cuscuz de milho, pão, queijo e manteiga feitos em casa. Depois, uma prosa com a família, revendo os acontecimentos do dia e, às 9 da noite, cama, que o corpo estava exausto. 


Agora
E como é a vida das pessoas agora, depois desse “desenvolvimento” monstruoso? Segunda-feira, sete da manhã. José acorda, toma banho morno e vai tomar o desjejum: suco industrializado, café com leite (industrializado, com soda cáustica) pão (de padaria, com bromato), margarina, ovos (de galinhas alimentadas com hormônios), bacon, queijo, iogurte industrializados e – quem sabe? – cereal (industrializado) com leite para rebater. Depois, pega o elevador, desce até a garage do edifício, senta no carro e vai trabalhar. Chegando lá, pega oelevador, sobe, senta na escrivaninha e assim fica, respirando ar condicionado, até a hora do almoço. Meio-dia. José pega o elevador, desce, senta no carro, vai para casa, pega o elevador, sobe, senta à mesa e almoça: bife, arroz, feijão, suco industrializado ou refrigerante, macarrão, pão, margarina, batatas fritas e sobremesa. No segundo expediente, tudo igual. À noite, janta o mesmo cardápio do almoço, vai para a sala, senta e assiste o noticiário da TV, a novela, um filme, outro filme… Uma da manhã. José vai dormir, não sem antes tomar um sonífero… 


Conforto demais

Conforto demais mata. Observe que as pessoas que moram nas áreas rurais são mais magras do que as que residem nos centros urbanos. O povo norteamericano, por exemplo, é o mais obeso do mundo. Porque os Estados Unidos são o país que mais oferece conforto (“desenvolvimento”)aos seus habitantes. Lá, quase tudo pode ser feito apertando um botão. Paralelamente, as comidas industrializadas, os fast foods, as pizzas, os hamburgers, hot-dogs, ketchups, maioneses, refrigerantes, cerveja e lasanhas abundam na mesa dos americanos. Aí aparecem as academias, os spas, alipoaspiração, a cirurgia de redução de estômago… e um monte de doenças.


“Desenvolvimento” engorda os chineses
Agora é a China que está adotando o estilo de vida ocidental O produto interno bruto chinês teve um aumento vertiginoso e a população obesa do país cresceu na mesma proporção. A China está seguindo o caminho dos EUA em termos de obesidade. “Os americanos deram um mau exemplo. Infelizmente estamos seguindo o caminho deles”, disse o professor Chen Junshi, especialista em saúde pública e membro da Academia Chinesa de Engenharia. O professor afirma que os chineses agora comem comidas industrializadas, bebem refrigerantes e cerveja sem praticar atividades físicas.



“Desenvolvimento” engorda, adoece e mata.

Curiosidades sobre o Cachorro-Quente



Determinar a origem de um prato é tarefa (quase) impossível na culinária. Mais ainda quando ele conquista paladares do mundo inteiro, e a receita acompanha a diversidade de hábitos alimentares. De acordo com o lugar onde é preparado, sanduíches com nomes idênticos podem levar açaí, manga, repolho, ovo, purê de batata e uva passa — e esses são apenas alguns sabores que dividem com salsichas o pequeno espaço entre uma fatia e outra de pão. Com vocês, cachorro-quente.


A teoria mais difundida sobre a origem sanduíche é de meados do século XIX, na Alemanha. Conta-se que o açougueiro e produtor de linguiças Johann Georghehner batizou a receita em homenagem a seu cãozinho da raça basset. 

Mas foi nos Estados Unidos que o cachorro-quente ganhou popularidade. Em Nova York, por exemplo, come-se hot dog na rua com cebola, chucrute e mostarda, costume, por sinal, parecido com o alemão.

 Isso sem falar no enorme consumo em estádios e eventos esportivos. E isso não é tudo. Abacate, banana, papaia, cebola, feijão vermelho e alho são alguns exemplos de como o preparo varia de acordo com a cultura do lugar.


No Brasil, o cachorro-quente tornou-se popular em 1942, com a vinda de norte-americanos para as bases militares durante a II Guerra Mundial. As cinco regiões do País também fazem adaptações na receita. 

No Sul, ele sofre influência alemã, já no Norte, pode vir com maionese de tucupi e aviú (pequeno camarão de água doce). 

Em Recife, o sanduíche nem leva salsicha, mas pimentão verde, tomate, cebola e carne moída


Com a riqueza da culinária de São Paulo, a diversidade de cachorro-quente também é grande. Vale tudo na terra da garoa: purê de batata, batata palha, molho vinagrete, ervilha, milho etc. Mas para alguns consumidores quanto mais simples melhor.


Outra coisa que pode mudar o jeitão do sanduíche é o pão. O tipo hot dog, de massa doce, ou baguete, para um sanduíche mais crocante, são os preferidos do brasileiro.

Norte: cachorro-quente com maionese de tucupi, aviú (pequeno camarão de rio), ervas como chicória e jambú, açaí entre outros ingredientes típicos da região. Em Manaus, por exemplo, o cachorro-quente leva o nome de kikão e tem grande variedade de estilos. Desde os mais simples até os mais elaborados com tucupi e outras delícias da cozinha regional.


Nordeste: normalmente servido com uma ou duas salsichas, tem opções com milho, ervilha, batata palha, requeijão, molho vinagrete ( tomate, cebola, pimentão e coentro com azeite de oliva e vinagre), queijos cremoso e ralado. Ali, pão com pimentão verde, carne moída, tomate e cebola também é chamado de cachorro-quente.


Centro-oeste: o pequi também está presente nesta versão do cachorro-quente em forma de molhos, óleos e pimentas aromatizadas, valorizando um ingrediente peculiar desta região.


Sudeste: na região há versões de diversas regiões do Brasil. Purê de batata, milho, ervilha, queijos, ovos de codorna, uva passa, batata palha são alguns exemplos de ingredientes usados no cachorro-quente.


Sul: por conta da influência alemã, podem levar purê de batata, saborosas opções de mostardas, chucrute e raiz forte. A variedade de salsichas é grande.

Qual a diferença entre ônibus espacial, nave e foguete?



 


Após 30 anos, a Nasa lançou pela última vez um ônibus espacial, o Atlantis. O alto custo das missões – avaliadas em US$ 450 milhões cada – e o risco de acidentes – nesse período 14 astronautas morreram com as tragédias envolvendo o Challenger e o Columbia – são apontados como principais fatores para a “aposentadoria” dos ônibus espaciais. Mas afinal, por que os veículos usados pela agência espacial americana receberam o nome de “ônibus”? Qual diferença entre os ônibus espaciais, as naves e os foguetes?


Segundo a Dra Thais Russomano, professora da PUCRS e Coordenadora do Centro de Microgravidade da universidade, o ônibus espacial é um tipo de nave. “O ônibus espacial ou ‘space shuttle’ foi assim batizado por ter a capacidade de ir e voltar do espaco cósmico, podendo ser reutilizado”, afirma a especialista.


O primeiro voo foi realizado em 1981 pelo ônibus espacial Columbia. Segundo Russomano, a Nasa inovou ao desenvolver naves reutilizáveis. “As espaçonaves, como, por exemplo, do programa Apollo, que levou o homem à Lua, só podiam ser utilizadas em uma missão espacial, sendo, automaticamente aposentadas, no retorno à Terra. Muitas acabavam em museus ou em exposições em centros espaciais abertos a visitação pública. O ir e vir das ‘shuttles’, com a possibilidade de reaproveitamento, acabou conferindo o nome de ‘ônibus”, numa analogia ao ônibus comum das cidades”.


A professora explica ainda que a diferença em relação aos foguetes é que estes são “as estruturas desenvolvidas para colocar o ônibus espacial, ou sondas espaciais, ou satélites espaciais em órbita”. Russomano afirma que, nos foguetes estão os combustíveis que serão utilizados para a propulsão necessária para levar algo ao espaço. No caso dos ônibus espaciais, são utilizados dois foguetes auxiliares.

Os Micro-Ondas São Nocivos À Saúde?



 


Mentiras?
Em 1990, o Departamento de Pesquisas da Universidade de Minnesota publicou o seguinte comunicado:“Embora os fornos de micro-ondas esquentem rapidamente os alimentos, não são recomendados para esquentar o leite servido nas mamadeiras dos bebês.”
Discute-se muito a respeito das vantagens e perigos dos fornos de micro-ondas. Já se ouviu dizer que os micro-ondas desmagnetizam os tecidos cerebrais a ponto de reduzir a inteligência. Exagero? Vai saber… Dizem também que os alimentos preparados ali não são bem aproveitados pelo organsmo, que a produção de hormônios fica comprometida, que os nutrientes se transformam em radicais livres, provocando câncer, que substâncias desconhecidas se acumulam no corpo, que o sistema imunológico fica seriamente abalado e mais um monte de ameças aterradoras.


Verdades?
O forno de micro-ondas ainda é um equipamento relativmente novo, só chegou ao Brasil no final dos anos 80. Assim, pouco se sabe realmente sobe ele. Uma coisa é fato: a ação das micro-ondas sobre os alimentos ainda é muito pouco conhecida. Faltam pesquisas que provem se esse aparelho é nocivo ou não. Que afirma isto é o Dr. Carlos Oliveira, catedrático de Ciência & Tecnologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Mais uma coisa: um estudo feito nos Estados Unidos provou que as radiações eletromagnéticas emtidas pelos micro-ondas triplicam a possibilidade de desenvolvimento de asma em crianças, caso as mães grávidas se exponham continuadamente a essas radiações.


Provas
Mais de dez anos depois que esse padrão de mulheres deu à luz, os pesquisadores analisaram o número de casos de asma entre os seus filhos. Descobriram que 33% das crianças sofriam de asma. A taxa de ocorrência da doença entre essas crianças apresentou um risco 350% maior do que a média nacional dos EUA.


Conclusão
A discussão continua. Existem provas de que os micro-ondas são nocivos à saúde e existem cientistas que questionam essas provas. Em outras palavras, ninguém sabe. Mas uma coisa é certa: Tudo o que foge aos métodos naturais é potencialmente perigoso. Toda dona de casa sabe que qualquer comida feita no fogão de lenha e em panelas de barro é muito mais saborosa. Os seres humanos já tiveram inúmeras surpresas desagradáveis por causa da chamada “alta tecnologia”.Vejam-se, por exemplo, os automóveis, as fábricas, os aviões e outras invenções que estão poluindo o ambiente e provocando o aquecimento global. Por via das dúvidas, talvez seja melhor ficar mesmo com o fogão a gás – que, aliás, já não é lá coisa muito boa. Vovó que o diga.

Atentado 11 De Setembro – PARTE 6


10 Anos Do Atentado De 11 De Setembro Ao World Trade Center, N.Y.


As Teorias De Conspiração 





Osama Bin Laden, chefe da Al Qaeda, recentemente morto pela marinha dos EUA.
Os 19 sequestradores que atuaram no 11 de Setembro
4 Aviões Comerciais Foram Sequestrados E Atirados Contra 3 Alvos:

Voo American Airlines 11
Alvo No 1 : Torre Norte Do World Trade Center


 

Mohamed Atta, piloto – Nascido no Egito, engenheiro.


 

Satam al Suqami – Nascido na Arábia Saudita, pouca instrução, alcoólatra. 


 

Wail al Shehri – Nascido na Arábia Saudita, professor do ensino fundamental.


 

Waleed al Shehri – Nascido na Arábia Saudita, combateu na Chechênia.
 

Abdul Aziz al Omari – Nascido na Arábia Saudita, possuía diploma universitário .


Voo United Airlines 175Alvo No 2: Torre Sul Do World Trade Center


 

Marwan al Shehhi, piloto – Nascido nos Emirados Árabes, serviu no exército do seu país.


 

Ahmed al Ghamdi – Nascido na Arábia Saudita, não tinha diploma universitário. 


 

Hamza AL Ghamdi – Nascido na Arábia Saudita, lutou na Chechênia. 


 

Fayez Banihammad – Nascido nos Emirados Árabes, pouca instrução. 


 

Mohand al Shehri – Nascido na Arábia Saudita, começou estudos universitários, mas não concluiu.



Voo American Airlines 77Alvo No 3: Pentágono 


 

Hani Hanjour – Piloto – Nascido na Arábia Saudita, piloto, recebeu treinamento nos Estados Unidos. 


 

Nawaf al Hazmi – Nascido na Arábia Saudita, pouca instrução.
 

Salem al Hazmi – Nascido na Arábia Saudita, pouca instrução.
 

Majed Moqed – Nascido na Arábia Saudita, pouca instrução.
 

Khalid AL Mihdhar – Nascido na Arábia Saudita, pouca instrução.

Voo United Airlines 93
Alvo No 4: Capitólio (Não Atingiu O Alvo) 


 

Ziad Jarrah – Piloto – Nascido no Líbano, instrução de nível médio.
Ahmed al Nami – Nascido na Arábia Saudita, pouca instrução.
Ahmad al Haznawi – Nascido na Arábia Saudita, não tinha diploma universitário.
Saeed al Ghamdi – Nascido na Arábia. Saudita, não tinha diploma universitário.

Atentado 11 De Setembro – PARTE 5


10 Anos Do Atentado De 11 De Setembro Ao World Trade Center, N.Y.
As Teorias De Conspiração

 


Do que se trata 


Teoria de conspiração é uma expressão que significa qualquer teoria que explica um determinado evento como resultado de um plano secreto levado a efeito por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como sociedades secretas ougovernos paralelos. As teorias de conspiração são muitas vezes vistas com desconfiança e por vezes levadas ao ridículo, uma vez que quase nunca são apoiadas por fatos concretos. Por isso, a expressão é muitas vezes usada de maneira irônica, tentando definir tais crenças como bizarras e falsas, cujos adeptos são pessoas excêntricas ou um bando de malucos.
No caso do atentado contra as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, de modo geral, as teorias se concentram em supostas “perguntas não respondidas” sobre o incidente e sugerem que o governo americano pode ter planejado os ataques, juntamente com o exército.
O Vocè Sabia abordará, nessa série de artigos, as 5 teorias conspiratórias mais comentadas que ainda hoje circulam em comunidades online.
DÚVIDA Nº 5: O colapso do Edifício 7 do World Trade Center:


PERGUNTA: Como é possível que um arranha-céu, que não foi atingido por um avião, tenha desmoronado tão rápida e simetricamente, enquanto nenhum outro prédio revestido de aço caiu em virtude de incêndios?

Os teóricos da conspiração respondem: o Edifício 7 do World Trade Center foi destruído por uma demolição controlada usando explosivos e materiais inflamáveis. O foco da teoria inicialmente era uma frase dita pelo dono do prédio, Larry Silverstein. Ele falava sobre a retirada dos bombeiros do edifício, mas a expressão que utilizou fez com que sua fala fosse interpretada como uma alusão ao momento em que os explosivos foram detonados. Agora o foco mudou para a velocidade do colapso do edifício, que esteve próxima à velocidade de queda livre durante 2,25 segundos. Argumenta-se que só explosivos poderiam fazer com que o prédio desmoronasse tão rapidamente. Alguns cientistas, que são céticos quanto ao relato oficial, examinaram quatro amostras de poeira do Marco Zero e dizem ter encontrado material explosivo, que reage violentamente em contato com o calor. Eles dizem ainda que toneladas de materiais explosivos foram colocados dentro, não só do Edifício 7, mas também das Torres Gêmeas.

As autoridades respondem: uma investigação de três anos feita pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologiaconcluiu que o prédio desmoronou por causa de incêndios incontroláveis, que foram causados pelo colapso da torre norte e queimaram o prédio durante sete horas. Os encanamentos que levavam água até o irrigador de emergência foram rompidos. Não foram encontradas evidências de cargas explosivas e não há registro da série de explosões que seriam esperadas no caso de uma demolição controlada. Também haveria uma explicação para o material explosivo que os cientistas encontraram na poeira – é só um tipo de tinta básica.


OUTRA TEORIA: quatro mil judeus faltaram ao trabalho no World Trade Center, no dia 11 de setembro, porque foram avisados pela CIA sobre o atentado.

Atentado 11 De Setembro – PARTE 4



10 Anos Do Atentado De 11 De Setembro Ao World Trade Center, N.Y.As Teorias De Conspiração


 


Do que se trata


Teoria de conspiração é uma expressão que significa qualquer teoria que explica um determinado evento como resultado de um plano secreto levado a efeito por conspiradores maquiavélicos e poderosos, tais como sociedades secretas ougovernos paralelos. As teorias de conspiração são muitas vezes vistas com desconfiança e por vezes levadas ao ridículo, uma vez que quase nunca são apoiadas por fatos concretos. Por isso, a expressão é muitas vezes usada de maneira irônica, tentando definir tais crenças como bizarras e falsas, cujos adeptos são pessoas excêntricas ou um bando de malucos.
No caso do atentado contra as Torres Gêmeas, em Nova Iorque, no dia 11 de setembro de 2001, de modo geral, as teorias se concentram em supostas “perguntas não respondidas” sobre o incidente e sugerem que o governo americano pode ter planejado os ataques, juntamente com o exército.
O Vocè Sabia abordará, nessa série de artigos, as 5 teorias conspiratórias mais comentadas que ainda hoje circulam em comunidades online.


DÚVIDA Nº 4: o quarto avião – Voo 93 da United Airlines:


PERGUNTA: Por que a queda do quarto avião sequestrado, em Shanksville, na Pensilvânia, foi tão pequena e por que os destroços do avião não foram vistos?

Os teóricos da conspiração respondem: o voo 93 da United Airlines foi derrubado por um míssil e se desintegrou em pleno ar, espalhando os destroços sobre uma área extensa.

As autoridades respondem: há fotografias claras que mostram os destroços do avião. O gravador de voz da cabine do piloto, que foi recuperado, mostrou que houve uma revolta dos passageiros e que os sequestradores derrubaram o aviãopropositalmente. Teorias iniciais de que os destroços haviam sido espalhados por quilômetros de distância do local principal da queda se revelaram falsas. Outra teoria foi baseada em uma frase do médico-legista local, Wally Miller, que foi citada incorretamente. Ele disse que parou de ser um médico-legista cerca de 20 minutos depois de chegar ao local porque não havia corpos. Mas ele também disse que percebeu rapidamente que o que aconteceu foi um acidente de avião e que seria preciso organizar um grande funeral para as vítimas.


OUTRA TEORIA: As Torres Gêmeas não ruíram, mas foram demolidas de forma controlada.