domingo, 24 de junho de 2012

11 de Setembro – O dia mais negro da história americana



10 Anos do 11 de Setembro

World Trade Center em Nova York, Estados Unidos (informalmente referenciado como WTC ou Torres Gêmeas) foi um complexo de sete prédios construídos na Baixa Manhattan, projetados pelo arquiteto americano Minoru Yamasaki e pelo engenheiro Leslie Robertson e desenvolvido pelo Port Authority of New York and New Jersey.

Foi iniciado em 1960 pela Lower Manhattan Association, criada e presidida por David Rockfeller, que tinha a idéia original de construir o center, com forte apoio do então governador de Nova York, seu irmão Nelson Rockfeller.

O World Trade Center, Nova York, como a maioria dos World Trade Centers localizados em todo o mundo, pertencia à família do World Trade Centers Association. Antes da sua destruição, Larry Silverstein, realizou o mais recente arrendamento do complexo e o alugou para o Port Authority, em Julho de 2001. O complexo, localizado no coração do centro financeiro da cidade de Nova York, tinha 1.24 milhões de m² de espaço de escritório, quase quatro por cento da totalidade dos escritórios de Manhattan.

Mais conhecido pelas torres gêmeas de 110 andares (101 andares utilizáveis, com oito elevadores de “serviço”, um no topo e um no lobby e outros seis indo até o andar 80) o World Trade Center foi envolvido por um incêndio em 13 de Fevereiro de 1975 e um bombardeio em 26 de Fevereiro de 1993.

Todos os sete edifícios originais do complexo foram destruídos num ataque terrorista no dia 11 de setembro de 2001. Três dos edifícios desabaram: One World Trade Center (1 WTC, a Torre Norte), Two World Trade Center (2 WTC, a Torre Sul), e 7 World Trade Center (7 WTC). O Marriott World Trade Center (3 WTC), foi esmagado pelo colapso do 1 WTC e 2 WTC. 4 World Trade Center (4 WTC), 5 World Trade Center (5 WTC), e 6 World Trade Center (6 WTC) foram bastante danificados e posteriormente foram demolidos. Dois edifícios que não faziam parte do complexo também foram destruídos: A Igreja Ortodoxa grega St. Nicholas foi destruída pela queda do 2 WTC, e o Deutsche Bank Building foi danificado e ambos estão atualmente em reconstrução.
Veja no video todos os detalhes do ataque:

Síndrome de Down: Problemas e Soluções





A “síndrome de Down” recebeu este nome em homenagem ao Dr. John Langdon Down(1828 – 1896), médico britânico que descreveu a síndrome em 1862. A causa genética do distúrbio foi detectada em 1958 pelo pesquisador francês Jérôme Lejeune (1926 – 1994), que descobriu uma cópia extra do cromossomo 21.



O Dr. John Langdon Down


O professor Jérôme Lejeune


O que é

A síndrome de Down é um evento genético natural e universal, estando presente em todas as raças e classes sociais. A SD é um comprometimento genético, definido por excesso de material cromossômico, especificamente do cromossomo 21. É caracterizada por 3 aspectos:
Fenótipo: a fisionomia dos portadores parece oriental.
Hipotonia: ligamentos frouxos, como se as articulações tivessem mais elasticidade.
Comprometimento intelectual: o que é definido pela OMS – Organização Mundial de Saúde - como deficiência intelectual.

Estes 3 aspectos podem ser mais acentuados em algumas pessoas e menos em outras. É o que se chama de “especificidade clínica variada”. Um detalhe importante é que quanto maior for a idade da mãe, maior o risco da ocorrência da síndrome. A incidência é cerca de um em cada 660 nascimentos


A presença de três cromossomos 21 no cariótipo é o sinal da síndrome de Down por trissomia 21. Este cariótipo mostra uma síndrome de Down assinalada.

Preconceito

O preconceito com relação à Síndrome de Down, no passado, fez com que as crianças portadoras do distúrbio não tivessem qualquer chance de se desenvolverem. Pais e professores não acreditavam na possibilidade da alfabetização, as crianças eram rotuladas como “pessoas doentes” e, portanto, excluídas do convívio social. Existe ainda muito preconceito com relação ao distúrbio, devido à desinformação e à falta de educação. Muita gente olha a pessoa com Down e sente pena do individuo e da família. Isto prejudica o processo de socialização, porque, no momento em que se tem restrições com alguém, deixa-se de dar oportunidades para tal pessoa. Os portadores precisam ser vistos como pessoas comuns, mesmo que não sejam e mesmo que não tenham todas as características de uma pessoa comum.

Tratamento: até onde vai medicina?

É importante que mulheres muito jovens ou com mais de 35 anos que desejam engravidar busquem orientação médica. Hoje existem exames que detectam a síndrome nas primeiras semanas de gestação, é por isso que o pré-natal é muito importante, para que se tomem as medidas necessárias para que a criança Down nasça nas melhores condições possíveis e que, ao nascer, inicie um tratamento para desenvolver melhor os músculos e o raciocínio, entre outros. É importante que os pais tenham acompanhamento psicológico, para que o emocional deles seja trabalhado em relação ao filho. Atualmente, a estrutura cromossômica ainda não é mutável, ou seja, não pode ser “consertada”. Mesmo assim, quase 99% dos efeitos causados pela síndrome de Down são maleáveis e mutáveis. O mais frequente deles é a cardiopatia congênita (doenças do coração de nascença). 50% da população com SD nascem com problemas cardíacos e este grupo tem solução cirúrgica. São operados e curados. Outro exemplo: os portadores da SD têm mais chance de ter leucemia; mas quando a doença é diagnosticada prematuramente, a cura é próxima de 100%, enquanto que um não-Down alcança a cura em apenas 80% dos casos. Portanto, um Down consegue até melhorar as chances de cura à custa da sua alteração cromossômica, é suficiente oferecer condição de diagnóstico e tratamento oportunos. Hoje, existe um envolvimento clínico muito grande e o Brasil é o segundopaís do mundo neste particular, ficando atrás apenas da Espanha. O Brasil possui um diferencial muito grande no atendimento de qualidade para população com SD.

O choque familiar

É evidente que nenhum pai ou mãe espera ter um filho com qualquer espécie de distúrbio. A primeira pergunta que é feita pelo casal quando o bebê nasce é se é perfeito. O choque é inevitável, embora possa ser absorvido mais ou menos rapidamente. Se a criança tem diagnóstico de SD os pais já pré-conceituam que ela terá comprometimento intelectual. O Down pode e deve ter vida normal.A grande dificuldade é atingir-se uma compreensão social e familiar para que isso ocorra. É evidente que existe rejeição, em grau maior ou menor, porque ninguém quer ter um filho com problema. Num primeiro momento, portanto, a rejeição é natural, não é algo condenável. É compreensível e natural.

Temperamento de um Down

As reações de um portador de SD dependem da forma pela qual ele é tratado. A característica mais marcante da sua personalidade é devolver em triplo o que lhe é oferecido. Ou seja, Se o olham com carinho, ele distribui carinho, beija e abraça. Se olham feio para ele, ele bate, morde e chuta. Ou gosta ou não gosta, ou é amoroso ou agressivo. Depende unicamente de como ele é tratado.

Possibilidades

Os Downs já estão começando até a ingressar no mercado de trabalho. Ainda é muito pouco, mas vai melhorar, com certeza. Além disto, eles namoram, casam e têm filhos. As mães devem sempre acreditar que podem oferecer alguma coisa a mais para o seu filho Down, porque, realmente, podem. É preciso dar-lhes oportunidade. E dar oportunidade de ver este indivíduo crescer é algo muito emocionante. Ele (ou ela) nasceu de uma situação dolorosa e decepcionante onde a mãe desacreditava de tudo. E, de repente, ela vê florescer uma vida ativa na qual ela não acreditava. Quando uma mãe dá à luz um bebê com Down, ela, inevitavelmente, tem preconceitos – às vezes por coisas ditas até mesmo por profissionais ainda não bem capacitados. Mas, um dia, ela conta que ele (ou ela) está sentando, está andando, falou papai, falou mamãe… A mãe percebe então que seu filho ou filha é um indivíduo como os outros, percebe que é uma criança, que é um ser humano. Basta dar oportunidades e ver os resultados.

Expectativa de vida

Devido aos avanços da medicina, que hoje trata os problemas médicos associados à síndrome com relativa facilidade, a expectativa de vida das pessoas com SD vem aumentando muito. Enquanto em 1947 a expectativa de vida era entre 12 e 15 anos, em 1989 subiu para 50 anos. Atualmente, são cada vez mais comuns pessoas com síndrome de Down chegarem aos 60 e 70 anos, ou seja, uma expectativa de vida muito parecida com a da população comum. Recentemente faleceu em Anápolis, Goiás, um senhor com síndrome de Down, Dilmar Teixeira, com 74 anos. Um dos mais velhos de que se tem notícia chegou aos 79 anos.


(Agradecimentos a Riviane Camargo Branquinho, mãe de Duda – uma encantadora menina Down – que forneceu informações valiosas para a elaboração deste artigo)



Curiosidades Absolutamente Inúteis





21 coisas que você não tem nenhuma necessidade de saber. Mas vai gostar de saber:




· As borboletas provam os sabores com as patas. 



· O grito do pato não produz eco. Não se sabe por quê. 



· Em 10 minutos, um furacão produz mais energia do que todas as armas nucleares juntas. 

 


· Em média, 100 pessoas morrem, todos os anos, asfixiadas com uma caneta. 



· Em geral as pessoas temem mais as aranhas do que a morte. 

 


· 90 % dos taxistas novaiorquinos são imigrantes recém-chegados. 



· 35% das pessoas que utilizam agências de encontro são casados. 



· Os elefantes são os únicos animais que não podem saltar. 



· Só uma pessoa em cada 2 bilhões vive até aos 116 anos ou mais. 



· É possível fazer uma vaca subir escadas, mas é impossível fazê-la descer. 



· As mulheres piscam os olhos duas vezes mais do que os homens. 



· É fisicamente impossível lamber o próprio cotovelo. 



· A biblioteca principal da Universidade de Indiana enterra-se, todos os anos, cerca de uma polegada. Os arquitetos esqueceram-se de incluir o peso dos livros nos cálculos. 

 


· Um caracol pode dormir durante três anos.
 


· Os seus olhos têm o mesmo tamanho que tinham quando você nasceu, mas as suas orelhas e o seu nariz não param de crescer.
 


· A cadeira elétrica foi inventada por um dentista. 

 


· Todos os ursos polares são canhotos.


· No Egito antigo, os sacerdotes arrancavam todos os pelos do corpo, até as pestanas. 


 


· O olho de um avestruz é maior do que o seu cérebro.
 



· Um crocodilo não pode pôr a língua de fora. 



· O isqueiro foi inventado antes dos fósforos.

Curiosidade sobre Freddie Mercury



Quem?

Que Freddie Mercury que nada, o nome verdadeiro dessa fera era Farrokh Bulsara – nascido no dia 5 de setembro de 1946 (completaria hoje 65 anos) em Stone Town (Cidade de Pedra), na Ilha de Zanzibar (1) e falecido em Londres, em 24 de novembro de 1991. Foi considerado dono de uma das mais belas e mais populares vozes de todos os tempos. Você talvez não siba que os pais dele eram indianos e adeptos do zoroastrismo, uma religião fundada na antiga Pérsia, pelo profeta Zoroastro(ou Zaratustra). O garoto foi educado na Índia, numa escola inglesa perto de Bombaim, onde estudou piano. Ainda nessa escola, começou a ser chamado de Freddie, pelos colegas, e, com o tempo, até mesmo sua família começou a chamá-lo assim


Curiosidades

Freddie nunca dirigia automóveis. Não porque não gostasse, mas simplesmente porque não sabia dirigir. Não sabia e nunca quis saber.
Era completamente apaixonado por gatos. Uma paixão tão exagerada que, certa vez, durante o intervalo de gravações do álbum Innuendo, ele mostrou uma música em homenagem a sua gata,Delilah (Dalila) O baterista Roger Taylor não gostou da música, deu uma bronca, saiu do estúdio, e só voltou no dia seguinte. Mas a música em homenagem à gatinha de Freddie foi gravada e está lá no álbum, pra quem quiser ouvir.



Freddie e sua gata Delilah

Seu maior sonho era cantar em dueto com Montserrat Caballé, uma cantora lírica espanhola (soprano). Seu sonho foi finalmente realizado em 1988, quando gravou o álbum Barcelona. 



Monserrat Caballé

Ele e Mary Austin jamais se casaram, eram simplesmente namorados. Mesmo depois de acabarem o namoro, permaneceram sendo grandes amigos. Freddie destinoui grande parte de sua herança para ela.
Ele e o baterista da banda Kiss, Eric Carr, morreram no mesmo dia.



Eric Carr

Dizem que o Queen jamais viajava junto, de avião. Por segurança, os quatro integrantes viajavam de dois em dois, em aviões diferentes. Dessa forma, se o avião caísse, a banda poderia continuar com os outros integrantes que sobreviveriam.


Os quatro componentes do Queen

John Deacon, baixista da banda, era um amigo muito especial de Freddie, tendo sido parceiro dele em várias composições de sucesso. Quando o Queen se desfez, Deacon decidiu se retirar do mundo da música, em homenagem ao amigo.


John Deacon

Champanhe era sua única bebida.
Ele próprio dizia ser fã número 1 de John Lennon.
Akira Toriyama, fã declarado de Freddie e criador do anime Dragon Ball, criou o professor de baseball de Gohan em homenagem a Freddie.

(1) Nome dado ao conjunto de duas ilhas do Arquipélago de Zanzibar, ao largo da costa da Tanzânia, na margem leste-africana (Wikiédia)

É Possível Trocar De Nome?





Tem cada uma…

É possível, sim. Aliás, há casos em que não somente é possível, mas é também indispensável. Casos absurdos, como o daquele caipira que chegou ao cartório e disse que queria trocar de nome. “Bem, podemos providenciar isso, mas o senhor vai ter que trocar todos os seus documentos, vai dar trabalho danado!” – explicou o escrivão. Meio encabulado, o matuto disse: “Faz mar não, dotô! No meu caso, carece trocar de quarquer jeito!” Curioso, o funcionário perguntou: “Ah, é? E como é o seu nome?” Mais encabulado ainda, o caipira respondeu: “É Antonho Cocô, sim sinhô…” Esforçando-se para conter o riso, o escrivão concordou: “É… O senhor tem razão, ninguém pode se chamar Antônio Cocô. Mas, me diga, por qual nome o senhor quer trocar?” Com um sorriso vitorioso, o capiau respondeu: “Por Chico Cocô, sim sinhô!…”

Nomes absurdos

Pois é, o caipira não gostava mesmo era do “Antônio”, o resto estava ótimo… Isso foi só uma piada, mas há casos reais, registrados em vários cartórios brasileiros. Veja alguns exemplos incríveis:Agrícola Beterraba Areia Leão – Abxivispro Jacinto – Amável Pinto – Colapso Cardíaco da Silva – Gerunda Gerundina Pif Paf – José Catarro Marques da Silva – Maria Privada de Jesus – Otávio Bundasseca – Padre Filho do Espírito Santo Amém – Um Dois Três de Oliveira Quatro – Vicente Mais ou Menos de Souza… e muitos outros.


Como trocar o nome

Primeiro, é preciso saber que a lei só permite trocar de nome uma única vez. Ninguém pode trocar de nome quantas vezes quiser, porque o nome é uma forma de identificar uma pessoa em virtude de um crime, por exemplo. De modo geral, o nome de alguém é imutável, vale para o resto da vida. Existem, porém, algumas exceções. É necessário contratar um advogado, abrir um processo e o julgamento pode levar até seis meses.


Razões para a troca


Alguém muito conhecido pelo apelido tem direito de acrescentar o apelido na certidão ou até de trocar o prenome. Por exemplo, Luiz Inácio da Silva foi trocado por Luiz Inácio Lula da Silva;Maria da Graça Meneghel poderia ser trocado por Maria da Graça Xuxa Meneghel ou até porXuxa Meneghel; Édson Arantes do Nascimento poderia virar Édson Arantes Pelé do Nascimento e assim por diante.


Outros casos


Pessoas ameaçadas de morte


Homônimos (pessoas com nomes iguais)

Falsos nomes estrangeiros: pessoas cujos pais, por ignorância, registraram seus nomes estrangeiros erradamente. Maicon vira Michael; Uóxinton vira Washington, Cheron viraSharon e Sthefany vira Stéphanie


Motivo de bullying: nomes que lembrem palavrões ou sejam ridículos. No tempo daquelacampanha pelo uso da camisinha (lembram?), muitos Bráulios trocaram de nome…