terça-feira, 10 de julho de 2012

Mentira ou verdade: Jogos Olímpicos



Você se considera uma pessoa bem informada? Faça um teste: aqui estão 10 informações que podem ser verdadeiras ou falsas. Cabe a você classificá-las, no final de cada post, através das suas respostas. 


Boa sorte! 


 


Os Jogos Olímpicos são um grande evento internacional, com esportes de verão e de inverno, em que milhares de atletas participam de várias competições. Atualmente os Jogos são realizados a cada dois anos, em anos pares, os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno se alternando, embora ocorram a cada quatro anos no âmbito dos respectivos Jogos sazonais. Originalmente, os Jogos Olímpicos da Antiguidade foram realizados em Olímpia, na Grécia, do século VIII a.C. ao século V d.C. No século XIX, o Barão Pierre de Coubertin (foto) fundou o Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894. O COI se tornou o órgão dirigente do Movimento Olímpico, cuja estrutura e as ações são definidas pela Carta Olímpica.
 


1 – O símbolo dos Jogos Olímpicos são cinco argolas entrelaçadas em cores diferentes – azul, amarelo, preto, verde e vermelho. Cada anel representa um continente, assim:
• Anel azul: a Europa, o continente do frio.
• Anel amarelo: a Ásia, o continente dos povos de pele amarela.
• Anel preto: a África, o continente dos povos de pele negra.
• Anel verde: A Oceania, terra dos animais estranhos.
• Anel vermelho: a América, o continente dos índios peles vermelhas.
2 – Nas Olimpíadas de Londres 2012 serão disputadas 15 modalidades de 10 esportes: atletismo, atletismo, aeromodelismo, futvôlei, boxe, canoagem, ciclismo, esgrima, futebol, ginástica, boliche, capoeira, malabarismo, hóquei, remo e handebol. 


 


3 – A palavra “Olimpíada” vem de “Olímpius”, o imperador romano que criou os jogos olímpicos, até que eles foram extintos, d.C. pelo imperador Calígula.


4 – A origem dos Jogos Olímpicos é envolta em mistério e lendas. Uma das mais populares conta que foram Hércules e pai, Zeus, os criadores dos jogos. Segundo a lenda, foi Hércules quem construiu o Estádio Olímpico, na cidade de Olímpia, em homenagem ao seu pai, Zeus, o rei dos deuses.
5 – Os Jogos Olímpicos antigos tiveram início em 2.350 a.C. 


 


6 – A Chama Olímpica é um dos símbolos dos Jogos Olímpicos e lembra a chama da Verdade. Nos Jogos Olímpicos antigos, os atletas reverenciavam a Chama, antes de cada prova.
7 – Espera-se que participem das Olimpíadas de Londres 70 países e 20 territórios.
8 – As duas mascotes das Olimpíadas de Londres chamam-se Wenlok e Mandeville, sendo que Wenlock, o laranja, representa os Jogos Olímpicos e o azul, Mandeville, as Paraolimpíadas, que acontecem logo após. Os dois nomes escolhidos referem-se a duas cidades britânicas: Much Wenlock e Stoke Mandeville. A primeira foi onde aconteceram os Wenlock Games (Jogos de Wenlock), que serviram de inspiração para o barão de Coubertin – idealizador das olimpíadas modernas. A segunda foi onde ocorreram os Jogos Stoke Mandeville, precursores das atuais Paraolimpíadas.
9 – Nas Olimpíadas da Grécia antiga, os atletas competiam usando tangas de linho branco e sandálias de couro de javali. 


 


10 – “Em nome de todos os competidores, eu prometo participar destes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo as normas que os regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra das nossas equipes”. Este é o juramento olímpico, escrito pelo Barão de Coubertin e feito sempre por um atleta do país anfitrião, em nome de todos os participantes, na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário