terça-feira, 10 de julho de 2012

4 de julho, Dia da Independência dos EUA




Hoje, 4 de julho, é comemorado o dia da Independência dos Estados Unidos da América. Antes de sua Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos. 


 

Ao longo de 223 anos de independência, quarenta e quatro homens chegaram ao mais alto cargo político do país. A lista oficial inclui apenas pessoas que foram empossadas formalmente como presidente, seguindo a ratificação da Constituição norte-americana, a qual entrou em vigor em 1789. A lista não inclui nenhum dos líderes estadunidenses que assumiram antes da ratificação, como o Presidente do Congresso Continental ou os presidentes em exercício sob a Vigésima Quinta Emenda da Constituição dos Estados Unidos.


 


Desde a adoção da Constituição, quarenta e quatro indivíduos foram eleitos ou sucedidos ao cargo de Presidente, servindo um total de cinquenta e seis mandatos de quatro anos. Grover Cleveland serviu dois mandatos não-consecutivos e é contado como ambos o 22º e o 24º presidentes. Por causa disto, todos os presidentes após o 23º têm sua listagem oficial acrescida de uma unidade. Dos indivíduos eleitos presidentes, quatro vieram a falecer no cargo por causas naturais, um renunciou[9] e quatro foram assassinados. O primeiro presidente foi George Washington, o qual empossou o cargo em 1789 após uma votação unânime do Colégio Eleitoral. William Henry Harrison foi o presidente com o mandato mais curto, vindo a falecer 30 dias após sua posse. Durante doze anos, Franklin Delano Roosevelt teve o mandato mais longo, e foi o único presidente a servir por mais de dois mandatos. O presidente atual é Barack Hussein Obama II; ele empossou o cargo em 20 de janeiro de 2009.
- Confira a lista oficial dos 44 Presidentes dos EUA: 


 

1- George Washington 


2- John Adams


3- Thomas Jefferson


4- James Madison


5- James Monroe

6- John Quincy Adams

7- Andrew Jackson

8- Martin Van Buren

9- William H. Harrison

10- John Tyler

11- James K. Polk

12- Zachary Taylor

13- Millard Fillmore

14- Franklin Pierce

15- James Buchanan

16- Abraham Lincoln

17- Andrew Johnson

18- Ulysses S. Grant

19- Rutherford B. Hayes

20- James Garfield

21- Chester A. Arthur

22- Grover Cleveland

23- Benjamin Harrison

24- Grover Cleveland (2º mandato)

25- William McKinley

26- Theodore Roosevelt

27- William H. Taft

28- Woodrow Wilson

29- Warren G. Harding

30- Calvin Coolidge

31- Herbert Hoove

32- Franklin D. Roosevelt

33- Harry S. Truman

34- Dwight D. Eisenhower

35- John F. Kennedy

36- Lyndon B. Johnson

37- Richard Nixon

38- Gerald Ford

39- Jimmy Carter

40- Ronald Reagan

41- George H. W. Bush

42- Bill Clinton

43- George W. Bush

44- Barack Obama

Nenhum comentário:

Postar um comentário