quinta-feira, 24 de março de 2011

Por que duvida ?


“E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão. E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar, à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só.  E o barco estava já no meio do mar, açoitado pelas ondas; porque o vento era contrário; Mas, à quarta vigília da noite, dirigiu-se Jesus para eles, andando por cima do mar. E os discípulos, vendo-o andando sobre o mar, assustaram-se, dizendo: É um fantasma. E gritaram com medo. Jesus, porém, lhes falou logo, dizendo: Tende bom ânimo, sou eu, não temais. E respondeu-lhe Pedro, e disse: Senhor, se és tu, manda-me ir ter contigo por cima das águas. E ele disse: Vem. E Pedro, descendo do barco, andou sobre as águas para ir ter com Jesus.Mas, sentindo o vento forte, teve medo; e, começando a ir para o fundo, clamou, dizendo: Senhor, salva-me! E logo Jesus, estendendo a mão, segurou-o, e disse-lhe: Homem de pouca fé, por que duvidaste?” (Mateus 14:22-31)

Este texto retrata a prova de fé de um homem ousado, que, maravilhado com a aparição miraculosa de Jesus por sobre as águas daquele mar bravio (que estava sendo castigado por um vento forte e contrário), quis ir também caminhar entre aquelas densas e agitadas águas. No entanto, este mesmo homem foi tomado por um grande temor ao se deparar com as situações contrárias do mar e ao observar as altas ondas que estavam ao seu redor, sua fé veio a vacilar. Este discípulo então, no medo de padecer ou ser afogado por aquelas bravas águas, clamou ao seu Senhor por socorro em alta voz e o seu Senhor no mesmo instante o salvou, segurando-lhe pela mão, mas o admoestou, perguntando: Por que duvida ?
Vários fatores de ocorrência de milagre aconteceram naquela aparição que os discípulos que estavam amedrontados naquele barco presenciaram:
1 – Um homem andando sobre as águas. Sabemos que é impossível a matéria humana andar por sobre a matéria líquida devido o peso de ambas as matérias e também a situação da gravidade que impossibilita tal ação. Eles pensaram que era um fantasma.
2 – Além de um homem estar andando por sobre as águas estas também estavam produzindo ondas altas que punham o barco quase à pique. (v.24)
3 – Para piorar a situação adversa de um homem estar andando em cima das águas, das fortes ondas quererem entornar o barco destes homens, os ventos eram fortíssimos e contrários, no que dificultava a permanência daqueles homens no barco e distanciava a tranquilidade e segurança de todos eles.
            Todavia, quando Jesus se evidenciou a eles como o próprio Cristo caminhando no mar eles se pasmaram e este homem chamado Pedro corajosamente quis experimentar e vivenciar aquele milagre que nunca havia presenciado em sua vida. Diante das atitudes deste homem aprendemos alguns princípios importantes que são vitais para nós:
1.      Quando sabemos que Jesus está conosco cremos que Ele está presente quando os problemas se levantam, mesmo quando o que era tranquilo passa a ser tribulado. (v.25)
2.      O medo paralisa a nossa fé. (v.26) O medo é o arquiinimigo da nossa fé, pois paralisa, estatiza, deixa imóvel nossa fé para acreditar que Ele está conosco mesmo que a gente não tenha a impressão de Sua presença. Pois fé é ação vivificante, medo é inação mortificante. Os discípulos gritaram de pavor. Quando temos medo não conseguimos disfarçá-lo nem escondê-lo. Devemos crer que Ele está conosco nos momentos mais terríveis de nossas vidas.
3.      Jesus sempre tem uma palavra de conforto e segurança para nós (v.27) Ele sempre nos conforta e nos consola nos períodos críticos de nossas vidas. Ele sempre vai nos dizer: “não temas, não tenha medo, estou aqui, estou com você, por mais que não consiga ver, creia, porque fé é crer no invisível e agir no visível.”
4.      A duvida é porta de entrada do fracasso e da falência do milagre. Pedro duvidou devido às circunstâncias que o cercavam, por isso afogou-se e clamou por socorro. Ele se esqueceu que Jesus está no controle de todas as coisas; que muda a ordem física de toda matéria, da altura das ondas, da força e direção dos ventos. Creiamos que Ele é soberano e que estamos seguros e protegidos Nele.
Jesus blesses everyone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário