quinta-feira, 24 de março de 2011

Tempo: a dádiva que não permanece


 Salmos 118.24
Pra. Sandra Malaquias – escrito por Luciano Santos

          O tempo que se passa é o segundo que não volta mais.Moisés, há 4000 anos atrás, já dizia em seu único salmo 90 justamente acerca do tempo (Salmo 90.4-6). Deus nos dá tantas bênçãos, mas uma delas que Ele nos concede é o tempo, e este é o bem precioso que recebemos que não volta mais.

       O livro de Eclesiastes, o livro mais filosófico que há em toda a bíblia, onde aborda temas dos mais variados acerca da vida. Numa destas abordagens ele diz que o tempo vai, o tempo vem. O tempo, por exemplo, que  tive em ouvir esta ministração e transcrevê-la a este computador não voltará mais. Preciso aproveitar o meu tempo, remi-lo. Se eu não souber aproveitar o tempo o perderei de certo e as consequências, até mesmo maléficas, hão de vir.

     Os dois tempos, na etimologia grega, Khronos e Kayrós, são subdivididos na limitação humana e na perenidade divina. O primeiro tempo é o que se esvai, se consome, que há limitação de término, temporal. O segundo, por sua vez, é o perene, eterno, atemporal.
Lutamos para não deixamos este tempo passar. Quando jovens ou crianças, queremos ser adultos e uma vez adultos queremos voltar a ser criança. Ao aparecer as primeiras marcas do tempo em nossa pele, a luta constante no intuito de inibir ou esconder as rugas,grisalhos, marcas de expressão, enfim, tudo isso é a batalha incansável e interminável pelo mantimento da vida mediante o tempo Khronos; de permanecer relutando para vivermos para sempre nesta terra sendo que a vida é temporã.
       Se fosse expor as áreas de nossas vidas que não valorizamos e acabamos perdendo tempo com coisas supérfluas o que traz perdas de tempo seriam as mais variadas possíveis.No entanto,de todos estes diversos setores, há uma que é a que mais deveríamos valorizar e não o fazemos que é a área familiar.
  Brigas, intrigas, confusões, discussões, televisão, internet, rádio, livros, são os impedimentos que nos emaranham e que traz desperdício de tempo, pois ao invés de aproveitarmos este tempo, que como a erva se esvai, preferimos sucumbir o tempo com coisas vãs e banais
    Poderíamos valorizar com as simples coisas que temos, ao invés de perdemos tempo reclamando do que temos ou não. Saboreie com o que tem enquanto não tem o que ainda não chegou. Arroz, feijão, ovo. Comida simples. Aproveite estas oportunidades com os seus entes queridos enquanto eles ainda estão entre vocês, pois, como dizem os antigos:o tempo passa e não espera por ninguém. 

 “Já tenho entendido que não há coisa melhor para eles do que alegrar-se e fazer bem na sua vida;  também que todo o homem coma e beba, e goze do bem de todo o seu trabalho; isto é um dom de Deus”. (Eclesiastes 3.12-14)


 Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com coração contente o teu vinho, pois já Deus se agrada das tuas obras. (Eclesiastes 9.7)
    Pais ranzinzas, chatos, cafonas, quadrados, irritantes, rixosos, sim, convenhamos que muitos deles têm estes indesejáveis adjetivos,mas ao invés de perdemos tempo brigando, ria, sorria, divirta-se.
      Pais se divirtam com a falta de jeito de seus filhos adolescentes, (ou “aborrecentes”); filhos não perca tempo estressando, incomodando os seus pais. Perdemos tanto tempo brigando onde poderíamos estar aproveitando.
      Aproveitemos e regozijemos com alegria o tempo que o Senhor nos deu.
Estamos perdendo tempo por não estarmos aproveitando o nosso convívio familiar. Adão permitiu que Eva fosse seduzida pela serpente e nada falou, estava próximo mas sua presença não alterou em nada, não influiu em coisa alguma, no que resultou em sua queda.
    Devemos organizar nosso tempo em célula e em família bem como outras áreas de nossa vida. 
      Também há o outro extremo por parte daqueles que usam este subterfúgio e desculpa e até criam justificativas aparentemente plausíveis, a ponto de abandonar a sua célula, sua igreja, seus amigos ou o seu próprio ministério, alegando que precisa estar com a família.
    Perdemos muito tempo não se divertindo.Gostamos de sair com os nossos amigos, mas, será que gostamos de sair com os nossos pais ?
      Perdemos tempo não nos amando, isso é verdade; não demonstrando amor aos pais, filhos, cônjuges.
Como você tem apresentado o seu tempo diante de sua família ?

                                                 ( Ec.3.11; 9.7 ; Pv 17.1; Pv 18.7; 18.9; 18.19)

Um comentário: