terça-feira, 27 de dezembro de 2011




Impressora: Uma Breve História

As impressoras são periféricos indispensáveis hoje em dia. Seus mecanismos proporcionam a impressão de documentos com grande rapidez e facilidade, necessidade que vem desde as arcaicas máquinas de escrever. Desta forma, é fácil perceber que a impressora foi uma espécie de resultado da modernização da antiga máquina.

A primeira impressora da história foi desenvolvida em 1938, por Chester Carlson, um americano que inventou o processo de reprodução de imagens e textos por meio de máquinas fotocopiadoras. Em 1953, foi-se criada a primeira impressora de alta velocidade.

Ela foi utilizada no UNIVAC, o primeiro computador comercial fabricado e comercializado nos Estados Unidos. De fato, as primeiras impressoras tinham um sistema que proporcionava a impressão dos caracteres através de impacto, fato que dava aos documentos muito baixa qualidade. As impressoras evoluíram conforme o avanço da própria computação. Da mesma forma que foram surgindo computadores destinados a diferentes usos, também foram sendo criadas impressoras destinadas a fins específicos.

As modernas impressoras a laser surgiram em 1983, por meio de uma parceria entre as empresas Hewlett Packard e Canon. Estes dispositivos usam o raio laser modulado para a impressão, o que proporciona uma impressão de qualidade incrível.

Linux: Uma Breve História

Linux é um software livre (gratuito), sem nenhuma restrição, livre e que permite que os usuários modifiquem seu código.
 O criador deste sistema foi o finlandês Linus Torvalds, do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia. Torvalds criou o kernel (principal programa de um sistema operacional) do Linux baseado em um modesto sistema chamado Minix.

Durante certo tempo, Torvalds trabalhou muito em cima da plataforma do Minix, para desenvolver um novo sistema operacional no qual o usuário tivesse liberdade, não ficando preso ao sistema. O resultado disso foi o Linux. No dia 5 de outubro de 1991 foi anunciada sua primeira versão: 0.02.
  
O nome Linux, criado por Ari Lemmke, foi dado devido ao fato do diretório do servidor FTP onde o kernel do Linux estava hospedado ter esse nome. Atualmente, programadores e especialistas do mundo inteiro têm ajudado Torvalds com o desenvolvimento do projeto do Linux, fazendo com que o movimento dos softwares livres ganhe mais força e proporção a cada dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário