segunda-feira, 2 de julho de 2012

6 marcas que passaram vergonha em ações de marketing


Gafes colocaram KFC, McDonald’s, Belvedere, Iceberg, Reebok e Mercedes-Benz na mira de consumidores nos primeiros meses deste ano


McDonald’s: gosto amargo


Em janeiro, o McDonald’s viu uma ação de marketing no Twitter ir por água abaixo e virar assunto em redes sociais, blogs e publicações mundo afora depois de lançar uma hashtag em seu perfil chamada #McDstories.
A intenção era clara: convidar os consumidores da rede de fast-food a contarem histórias e momentos bacanas vividos nas lanchonetes da marca. A ação, porém, foi invertida por tuiteiros que não tiveram boas experiências e começaram a publicar mensagens negativas, contando casos de uma unha encontrada no BigMac e até casos de infecção alimentar.

  


Mercedes-Benz: “Viva la revolución!” 


Em janeiro, a Mercedes-Benz revoltou exilados cubanos em Miami ao usar uma fotografia de Ernesto “Che” Guevara para apresentar o aplicativo “Car Together”, que facilita a busca caronas.
A conhecida imagem, feita pelo fotógrafo Alberto Korda em 1960, foi modificada de forma que a estrela na boina do argentino foi trocada pelo logotipo da companhia. A apresentação aconteceu durante o International Consumer Electronics Show, em Las Vegas.
Na ocasião, Dieter Zetsche, CEO mundial do grupo Daimler, disse que “alguns colegas ainda acham que dividir o carro se aproxima do comunismo”. “Bom, se é assim, viva la revolución!”, completou.
A atitude da empresa não agradou muito aos cubanos que moram nos Estados Unidos, que deram início a uma campanha contra a montadora alemã. A Mercedes desculpou-se, dizendo que ao usar a imagem de Che, não pretendia “perdoar as ações dessa figura histórica ou a filosofia política defendida por ela”. 



 
Belvedere: retirada às pressas 


A vodka norte-americana Belvedere retirou um anúncio do ar às pressas depois que a peça gerou uma polêmica discussão na internet sobre a insinuação de abuso sexual.
A propaganda mostrava a imagem de uma mulher olhando de forma aterrorizada, enquanto um homem a segurava pelas costas. O texto dizia: “Ao contrário de certas pessoas, Belvedere sempre desce suave”. 



 

 Reebok: “Traia a namorada, não o treino” 


O escorregão da Reebok aconteceu em março, em um anúncio que pretendia incentivar atletas a não desistir dos treinos na Alemanha. O problema foi a maneira como a ação foi comunicada.
“Traia sua namorada, não o seu treino”, dizia a peça.


 

Vodka Iceberg: patrocínio infeliz 


A vodka canadense Iceberg achou que seria uma boa ação de oportunidade patrocinar o evento de lançamento de um livro sobre dois sobreviventes do Titanic. Os familiares não gostaram muito da ideia e atacaram a marca.
O patrocínio da bebida aconteceu na festa de lançamento do livro “Titanic: The Tennis Story”, de Lindsay Gibbs, que conta a história dos jogadores de tênis americanos Dick Williams e Karl Behr. Os dois se conheceram a bordo de um navio de resgate quando o naufrágio acontece, e depois se tornaram companheiros de equipe na Copa Davis. 



  


KFC: mensagem polêmica sobre tsunami

No início deste mês, a rede KFC – Kentucky Fried Chicken – precisou desculpa-se publicamente na Tailândia depois de, em meio a alerta de tsunami, publicar uma mensagem no Facebook incentivando as pessoas a correrem para casa e “pedirem um balde do frango da marca.
“Vá depressa para casa e acompanhe as notícias do terremoto. E não se esqueça de encomendar o seu menu de KFC favorito”, disse a empresa, enquanto as pessoas eram avisadas para que saíssem da zona das praias.


Fonte: www.exame.com

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