segunda-feira, 2 de julho de 2012

O panorama das mídias sociais.



  



Nos dias de hoje, as mídias sociais vem construindo um ambiente muito propício para que empresas de todos os seguimentos possam interagir e redimensionar o espaço existente entre organização e consumidor. Essa aproximação se dá através do compartilhamento de informações de ambas as partes e pelo ambiente favorável destas mídias, que são informais e diretas.


As relações com o público nas mídias sociais, se bem administradas, geram engajamento (Quando o próprio consumidor se torna um agnete de marketing para a empresa). Ou seja, convertem consumidores em propagadores nasredes sociais, nos blogs, no YouTube e outros ambientes digitais que ao compartilharem informações sobre determinado produto, transmitem para seu círculo de amizade um grau de confiança e credibilidade que nem televisão, jornais e revistas são capazes de trasmitir.


Esso fato é confirmado na última pesquisa de confiança realizada pela Nielsen, que entrevistou mais de 28 mil internautas de 56 países. E o resultado foi o seguinte:
- 92% dos consumidores mundiais confiam mais em recomendações de amigos ou familiares do que qualquer forma de publicidade. (O famoso boca-a-boca).


-70% dos consumidores ficam com opiniões que outras pessoas que postam ou compartilhamnas redes. (Confirmando a necessidade de um bom relacionamento entre marca e consumidor, nas mídias sociais).


-58% dos consumidores confiam mais em artigos editoriais como jornais e revistas, e nos sites das próprias marcas, do que em qualquer forma de publicidade.


A televisão, uma das mais caras e mais utilizadas formas de comunicação ficou inacreditavelmente com o 6° lugar, com 47% dos consumidores. Em minha opinião essa mídia está saturada, e sendo substituida pelas mídias sociais a cada dia que passa. 

Mais dinâmicas, multifacetadas e com o poder de atingir um número intangível de pessoas por um custo relativamente baixo, são algumas de suas super características.


Veja abaixo a tabela completa da pesquisa realizada pela Nielsen:



O mais novo caso de interação entre marca e consumidor são os cabides que contabilizam o número de likes que determinada peça obteve no Facebook, através de um sistema de sincronização via internet dentro do cabide. A novidade foi desenvolvida pela agência de publicidade DM9DDB para rede das lojas de roupas C&A. 


Vimos que uma perfeita estratégia de marketing digital é necessária hoje em dia. O ambiente digital requer organizações e profissionais muito bem atualizados. Quem não der atenção necessária a esse ambiente, está com os dias certamente contados.


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