segunda-feira, 2 de julho de 2012

Adidas é acusada de racismo e desiste de lançar tênis



Tênis criado por Jeremy Scott não será mais comercializado após sofrer críticas 

  


Poucas horas depois da Adidas divulgar em sua página no Facebook fotos do tênis batizado de ”JS Roundhouse Mid”, criado pelo famoso designer Jeremy Scott e que passaria a ser vendido em agosto, várias críticas começaram a aparecer devido à presença de algemas laranjas no produto.


Para Jesse Jackson, criador da organização Rainbow/PUSH Coalition e líder ativista dos Direitos Civis, o tênis faz uma clara alusão ao racismo e as algemas são uma referência às usadas pelos escravos negros no século 19. A Rainbow/PUSH Coalition ainda postou uma fotodo tênis no Facebook, perguntando a opinião dos fãs, e disse que ”a tentativa de comercializar e fazer popular mais de 200 anos de degradação humana é ofensiva, terrível e insensível”.


Algumas horas depois da declaração da organização, a Adidas pediu desculpas em um comunicado a todos que se ofenderam com o design do produto, disse estar voltando atrás nos planos de comercializá-lo e explicou que ”o design de JS Roundhouse Mid não tem nada a ver com escravidão, e sim com o estilo peculiar e único de Jeremy Scott”.


Jeremy Scott, que criou o produto, postou em seu perfil no Twitter uma foto do ”My Pet Monster”, monstro de brinquedo da década de 80/90 e que era reconhecido por suas algemas de plástico na cor laranja. Segundo o designer, esta era a verdadeira inspiração para o tênis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário